Fonte: gov.br
Nas últimas semanas temos visto diversas informações falando sobre o novo calendário de pagamentos do PIS/Pasep bem como do benefício ser pago acumulado. Ambas as informações estão sendo confirmadas pelas redes sociais e outras mídias, mas será que de fato isso é verdade?
Algumas situações precisam ser explicadas, tal como o benefício dobrado e a divulgação do novo calendário de pagamentos do benefício. Assim, se você também quer entender essa situação continue acompanhando.
Temos encontrado pela internet possíveis calendários de pagamento do PIS/Pasep, contudo, os mesmos se tratam de calendários falsos. Precisamos entender que com a decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) de adiar o pagamento do abono salarial ainda não temos um novo calendário definido.
A situação ocorre, pois, o Codefat definirá o novo calendário de pagamentos do PIS/Pasep apenas em janeiro do ano que vem, isso porque, primeiro será necessário aguardar o envio da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviado pelas empresas no mês de outubro.
Por meio da RAIS o governo consegue apurar as informações dos trabalhadores bem como identificar quais destes trabalhadores terão direito ao PIS/Pasep, para que em seguida possa liberar o novo calendário.
Contudo, vale lembrar que o processo de auditoria das informações leva cerca de 4 meses, sendo assim, em outubro as informações da RAIS são recebidas e após quatro meses a auditoria é completa sendo possível disponibilizar o novo calendário de pagamentos do benefício, o que deverá ocorrer apenas em janeiro.
Com relação ao abono acumulado, muito misticismo vem sendo criado sobre o assunto, acontece que, com o adiamento do abono salarial ano-base 2020 que deveria começar a ser pago este ano e foi adiado para o ano que vem, o governo deverá pagar tanto o abono salarial ano-base 2020 quanto o ano-base 2021 no ano que vem.
Assim, não necessariamente o abono adiado virá dobrado, na realidade apenas será pago dois anos de benefício de uma vez, e isto, para quem se encaixa nos requisitos do PIS/Pasep ano-base 2020 e 2021. Além disso, será necessário aguardar o posicionamento do governo, frente ao pagamento acumulado, o que até agora não há nenhuma confirmação.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…