Destaque
Novo empréstimo do FGTS, para trabalhadores, autônomos e domésticas
O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está prestes a mudar. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), prepara mudanças no crédito consignado, para garantir que uma nova modalidade de crédito seja ofertado com utilização do FGTS como garantia.
Para quem não está entendendo, a atual modalidade do saque-aniversário do FGTS pode estar com os dias contados devido a movimentações do governo, que desde o início do governo Lula se vê contra a modalidade.
O objetivo do governo Lula é voltar a trazer o FGTS como uma poupança emergencial para os trabalhadores. Mas, para não deixar os trabalhadores desamparados, a ideia é trazer mudanças no crédito consignado e permitir que os trabalhadores utilizem o saldo do FGTS como garantia de pagamento.
Uma novidade anunciada pelo MTE, é que além de preparar mudanças no consignado para utilização do FGTS como garantia, é incluir empregadas domésticas e profissionais autônomos possam participar da modalidade, para que ambos consigam fazer empréstimo com juros reduzidos.
Proposta poderá tramitar a partir de novembro
Segundo informações da Folha de S. Paulo, o Ministério do Trabalho e Emprego está trabalhando no projeto de lei que trará mudanças nas regras do crédito consignado, ampliando as oportunidades com uso do FGTS como garantia, bem como a inclusão de autônomos e domésticas.
O projeto de lei também tem como objetivo acabar com o saque-aniversário do FGTS, uma modalidade criada em 2019, que apesar de ser amplamente popular entre os trabalhadores, que conta com mais de 34 milhões de brasileiros adeptos, é cercado por críticas por parte do governo.
Ainda conforme apresentado pela Folha, segundo conversas internas do governo, a proposta deve ser enviada ao Congresso Nacional, em novembro, após as eleições municipais. Lembrando que o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, vem desde o início da sua gestão tentando colocar fim a modalidade de saque-aniversário.
Leia também | PIS/Pasep 2025 tem calendário liberado? Veja quando deve cair na sua conta
Impactos do fim do saque-aniversário
O fim do saque-aniversário terá impacto direto para os trabalhadores que contam com o suporte financeiro da modalidade, que permite o resgate de parte do saldo disponível no seu mês de aniversário.
Para muitas pessoas a modalidade se tornou uma fonte muito útil de recursos, onde o seu fim pode gerar muita insatisfação por parte dos trabalhadores que contam ou mesmo dependem do saque-aniversário.
Por outro lado, todas as outras modalidades de saque do FGTS continuarão inalteradas. A ideia do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, é trazer de volta o objetivo inicial do Fundo de Garantia, que é ser uma poupança para ser utilizada apenas em casos emergenciais, como, por exemplo, ao ser demitido sem justa causa.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional22 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep