Novo pente-fino do INSS será realizado em agosto. Veja quem são os principais alvos

Notoriamente o pente-fino é um processo que gera muita preocupação entre os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)l, dado que este procedimento visa encontrar alguma irregularidade na concessão dos benefícios do instituto. Sendo assim, é de suma importância que os beneficiários estejam atentos e conferiam devidamente se ainda atendem as condições necessárias, bem como se suas informações cadastrais estão atualizadas, visando assim evitar uma eventual suspensão do seu benefício. 

Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, o instituto já notificou cerca de 700 mil beneficiários. A previsão aponta que as análises terão início no mês de agosto, em que a ênfase será maior nos segurados do auxílio-doença que não passaram pela perícia médica e estão sem data de cessação em um período superior a seis meses. 

Ademais, também dentre os principais alvos da análise do INSS para o mês que vem, está o Benefício de Prestação Continuada, popularmente conhecido como BPC/LOAS. Enfim, ao todo, cerca de 170 mil segurados devem passar pela revisão, de modo que estes ficarão sujeitos a responder à convocação e agendar a perícia médica dentro de um prazo de 30 dias. 

Vale lembrar, que o prazo para apresentar a defesa, de forma a manter a concessão do benefício, pode ser estendido para 60 dias em alguns casos. Isto é possível para agricultores familiares, trabalhadores avulsos, rurais e segurados especiais.

Como saber se meu benefício está sendo analisado?

Se o benefício do segurado está passando pela revisão, o INSS enviará uma notificação informando o procedimento, Desta forma o aviso pode ser enviado através dos seguintes meios: 

  • Por correspondência (carta);
  • Por SMS;
  • Por e-mail;
  • Pela conta em que o segurado recebe o benefício;
  • Através do Portal Meu INSS.

Assim sendo, é válido lembrar a importância de manter suas informações atualizadas, dado que caso haja algum dado (endereço, telefone, e-mail, etc.) alterado cujo não foi devidamente informado ao INSS, há chances do segurado não saber que está passando pelo pente-fino. Deste modo, ele pode extrapolar o prazo de 30 dias para sua defesa e consequentemente ter seu benefício cancelado. 

O que fazer ao ser notificado?

Como já previamente dito, ao ser notificado o segurado deve agendar uma perícia médica  junto à previdência dentro do prazo de 30 dias. Feito isso, o cidadão que passar pelo processo, deve reunir e levar consigo alguns documentos exigidos, bem como aqueles que comprovem o direito à concessão do benefício. 

Dito isso, o segurado deverá comparecer na data e horário marcada, portando documentos como: 

  • Atestado médico;
  • Laudos;
  • Exames;
  • Relatórios; Entre outros;
  • Além dos documentos de identificação oficial (Identidade, CPF, CNH, etc.).

Uma vez concluída a perícia, o resultado estará disponível para consulta no portal Meu INSS. Geralmente, no mesmo dia do procedimento já é possível conferir. 

Golpe do pente-fino, esteja atento!

Por fim, vale ressaltar, o cuidado com possíveis golpes realizados por criminosos que se aproveitam da realização do pente fino do INSS. Os golpistas entram em contato por mensagem ou telefone, ou solicitam determinados dados pessoais, para assim realizar fraudes ou retirar dinheiro da vítima. 

Este não é o processo realizado pelo INSS, dado que o instituto já possui seus dados. Desta forma, não repasse informações de cunho pessoal ou dinheiro a terceiros, desconfie nestes casos, esteja certo que o contato é legítimo do Governo Federal.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS

Lucas Machado

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

11 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

11 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

12 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

13 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

13 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

13 horas ago