Novo programa de Regularização Tributária deve dar fôlego para o mercado

Medida Provisória editada pelo governo federal institui um novo programa de Regularização Tributária

Lançada nesta semana pelo Governo Federal a Medida Provisória (MP nº 766) para regularização tributária de contribuintes em débito com o Fisco e que possibilita o parcelamento de débitos em até 120 meses, é considerada positiva por especialistas do Instituto de Estudos Tributários (IET).

Segundo o vice-presidente do IET e sócio da Lippert Advogados, Rafael Korff Wagner, a instituição do Programa de Regularização Tributária (PRT) pelo Governo “dá um fôlego para novos investimentos”. Para ele, a medida evita o aumento do desemprego e fechamento de empresas, já que, antes da MP, muitos contribuintes em débito com o fisco enfrentavam uma situação de inviabilidade em suas operações.

Através do PRT, o governo federal permitirá que empresas com prejuízo fiscal ou outros créditos perante o Fisco, possam utilizar parte desta perda para quitação de seus débitos.

A utilização do prejuízo fiscal e de outros créditos para quitação de débitos, para Rafael Korff Wagner, mesmo que diminua a arrecadação da Receita Federal, é uma boa alternativa para a economia. “O governo precisa dessas medidas de estímulos para evitar quebradeira geral, os benefícios são muito maiores para o país todo”, avalia Wagner.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

7 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

10 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

11 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

11 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

12 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

13 horas ago