Novo RG digital: saiba como obter o documento

Os brasileiros já podem contar com o novo RG (Registro Geral), inclusive podendo acessar a versão digital. A CIN (Carteira Nacional de Identidade), o documento foi projetado para simplificar o dia a dia do cidadão e facilitar o processo de identificação, substituindo o RG pelo número do CPF.

A CIN terá validade em todo o país. O novo documento foi planejado para evitar fraudes de identificação no Brasil. O documento virá com QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada.

Identidade Digital

Com as novas regras, a identidade digital vai utilizar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como RG (Registro Geral), que será o único número válido em todo o país. O documento virá com um QR Code que será utilizado para verificar sua autenticidade, o código MRZ (emitido nos passaportes) e ícones com informações como o tipo sanguíneo de seu portador e se ele é doador de órgãos. 

No sistema atual, o cidadão pode ter vários números de RG, conforme muda de estado, além de um número de CPF. No entanto, com a CIN, os cidadãos passam a ter um único número de identificação. Isso garante maior segurança para o governo e facilita a identificação.

A CIN pode ser acessada também no celular do cidadão. Desta forma, você receberá uma versão em papel ou policarbonato, esta forma é opcional. Mas será possível ter uma carteira digital disponível no aplicativo Gov.Br.

Leia Também: PIS: O Que Acontece Com Quem Não Retirar O Dinheiro Na Data Correta?

Governo amplia prazo para estados emitirem o novo RG

Diante da demora dos Estados em aderir ao novo modelo de Carteira de Identidade Digital pode levar a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Gestão e Inovação, estender a data limite para o fim de 2023. Não existe, por enquanto, uma decisão do governo em punir os Estados que não aderirem.

Como tirar a nova carteira de identidade?

  • Para tirar a nova carteira de identidade, você vai precisar dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento;
  • documento de identificação com foto;
  • CPF regularizado (sem isso não é possível emitir o documento).

Os cidadãos terão acesso à nova CIN em formato digital, pelo aplicativo Gov.br, do governo federal. Após a emissão do documento impresso, o usuário poderá baixar o app (disponível para Android e iOS), fazer o cadastro, e acessar o documento pelo telefone celular, pelo tablet ou pelo computador. 

Segundo o decreto federal que instituiu a CIN, o documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032. Isso permitirá uma transição gradual para o novo modelo. Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.

Para obter a CIN na versão impressa, basta comparecer à Secretaria de Segurança Pública ou instituição responsável da cidade ou estado onde mora, portando a certidão de nascimento ou casamento, o “antigo RG” e o CPF regularizado (sem isso, não é possível solicitar o documento).

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago