Categories: ChamadasFique Sabendo

Novo RG será o documento oficial do brasileiro, veja como emitir

Muito em breve, os brasileiros terão um novo documento de identidade digital como sendo o principal documento da população. Apelidado de RG digital, o documento trará consigo mais modernidade, segurança e ainda unificará diversos documentos em um só.

O novo RG será emitido de forma gratuita e terá o número do como um cadastro único. Sendo assim, no momento da emissão, caso o cidadão do novo RG ainda não possua CPF, o órgão competente realizará a inscrição do cidadão no Cadastro de Pessoa Física.

Novo RG digital

O novo documento de identidade terá validade de 5 anos para crianças de até 12 anos, 10 anos de validade para pessoas entre 13 e 60 anos e validade por tempo indeterminado para maiores de 60 anos.

O novo RG também trará a unificação de diversos documentos como o próprio RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de motorista, PIS/Pasep, e possivelmente outros.

Além disso, o novo documento terá mecanismos de comprovação de autenticidade como o caso do QR Code, que permite a validação do documento de forma online e offline.

Dentre as mudanças a expectativa do governo é que com a adoção do novo RG digital tenhamos uma redução drástica na falsificação de documentos.

A emissão do documento será totalmente gratuita e o cidadão poderá acessar o documento através da plataforma Gov.br, plataforma de serviços e relacionamento do cidadão com o Governo Federal.

Emissão do novo documento

Os órgãos e secretarias do governo já podem começar a emitir o novo documento a partir deste mês, contudo, o governo determinou o prazo até 06 de março de 2023, para que os órgãos responsáveis pela identificação dos brasileiros possam se adequar ao novo formato do documento.

Para emitir o novo documento o cidadão deverá em breve, assim que estiver disponível baixar o aplicativo chamado de DNI (Documento Nacional de Identidade).

Através desse documento o cidadão deverá fazer o preenchimento dos dados pessoais como nome, CPF, filiação, data de nascimento dentre outros e no próprio app agendar o comparecimento a um instituto de identificação local mais próximo para a coleta do restante dos dados como a digital.

loureiro

Recent Posts

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

4 horas ago

Quebra no contrato de experiência: tenho direito à multa de 40% do FGTS?

Saiba como o empregado é protegido e quais são as verbas rescisórias neste caso

5 horas ago