Chamadas
Novo RG será obrigatório para todos, veja quando e como emitir
O novo modelo da do RG, agora chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), entrou em vigor em março deste ano e está cheio de novidades.
Dentre as novidades do documento está o fim da numeração própria, isso porque, a partir do novo modelo implementado, a numeração do novo RG será composta pelos 11 dígitos do CPF.
A mudança vem para simplificar a utilização do documento e combater um dos maiores problemas relacionados a fraudes de documentos.
A título de curiosidade, no modelo antigo, que muito provavelmente você tem em mãos, cada Estado é responsável pela emissão do documento.
Dessa maneira, cada Estado liberava o documento com uma numeração específica, ou seja, uma pessoa que tirasse a primeira via em Minas Gerais, se mudasse para São Paulo e pedisse uma segunda via, teria uma numeração diferente.
Resumidamente falando, ao final, os brasileiros podiam ter até 27 números de RG diferentes, caso solicitasse uma nova via em cada Estado do país.
Como tirar o novo RG?
Antes de explicarmos como tirar o novo documento, é necessário esclarecer que, mesmo estando em vigor desde março, os órgãos de identificação dos Estados possuem um prazo até março do ano que vem para adequação e emissão do novo documento.
Dessa maneira, no atual momento, diversos Estados ainda estão implementando os ajustes necessários para ser possível tirar o novo documento.
Sendo assim, até o momento somente Goiás, Acre, Minas Gerais e Paraná já estão emitindo o novo modelo do documento, contudo, a emissão inicialmente começou apenas nas capitais.
Para emitir o novo RG é simples, basta comparecer a alguma unidade de atendimento ao cidadão como o Expresso Cidadão e Poupa-tempo e apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento.
Vale lembrar que o novo RG usará os dígitos do CPF como número de identificação, dessa maneira, caso o cidadão não tenha CPF, a própria unidade também emitirá o documento.
RG será obrigatório
O novo modelo do RG será obrigatório para todos os cidadãos, no entanto, o cidadão não deve se apressar para emitir o documento, afinal, o novo modelo começará a ser cobrado somente daqui a 10 anos, em 2032.
Por fim, o novo modelo do RG terá prazo de validade definido da seguinte forma:
- 5 anos: para quem tem até 11 anos de idade;
- 10 anos: para quem tem de 12 a 59;
- Prazo indeterminado: para quem tem mais de 60 anos.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.