Imagem por @gustavomellossa / freepik
Na última terça-feira (22), em um evento do banco BTG Pactual, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o governo está estudando a liberação de uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), destinado a todos os trabalhadores que possuem saldo nas contas do fundo.
De acordo com declarações de Guedes, o objetivo da liberação de uma nova rodada de saques é para apoiar a população no pagamento de contas, tendo em vista que milhares de trabalhadores estão com dívidas, possuem dinheiro do FGTS, mas não podem utilizá-los para tal finalidade.
“Podemos mobilizar recursos do FGTS porque são fundos privados de pessoas que têm recursos lá e estão passando dificuldades. Às vezes, a pessoa está devendo dinheiro no banco e é credor no FGTS. Por que ele não pode sacar isso e liquidar a dívida no outro lado, no outro banco?”, disse.
Segundo fala do ministro da Economia Paulo Guedes, todos os trabalhadores brasileiros que possuem saldo nas contas vinculadas ao FGTS, sendo elas contas ativas (emprego atual), e contas inativas (empregos anteriores), vão poder sacar seus devidos valores.
Membros da equipe econômica do governo, informaram que até o momento a discussão é liberar novos saques com valores entre R$ 500 e R$ 1.000.
No entanto, a definição dos valores ainda será discutida e será considerada a disponibilidade financeira do fundo, que precisa manter recursos para os saques regulares do programa, que acontece quando o trabalhador resgata os valores em decorrência de uma demissão, daqueles que utilizam o saldo para dar entrada em um imóvel, dentre outros.
A liberação de uma nova rodada de saques do FGTS deve ser oficializada em até 20 dias e será disponibilizado assim que o presidente, Jair Bolsonaro assinar uma Medida Provisória (MP) autorizando a liberação dos saques.
Não! A nova modalidade de saques será opcional, assim, caso o trabalhador não tenha interesse em realizar o saque, basta não realizar nenhuma operação que o dinheiro retornará automaticamente para as contas do fundo.
Para consultar o saldo o processo é simples, basta acessar alguma das plataformas a seguir:
Confira o passo a passo para realizar a consulta do saldo pelo aplicativo
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…