Novo temporal atinge Petrópolis e faz mais cinco vítimas. Ruas interditadas

A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, voltou a ser castigada por um forte temporal que teve início na tarde  de domingo, dia 20. De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, ao menos cinco pessoas morreram em decorrência da tempestade. 

Diversas ruas do Centro Histórico amanheceram cobertas de lama e linhas de ônibus estão operando com menos veículos e outras nem conseguem sair da garagem devido a ruas estarem interditadas. O cenário é devastador e os comerciantes vão amargar novos prejuízos.

Um novo temporal atingiu a cidade pouco mais de um mês depois da enxurrada que deixou 233 mortos e quatro desaparecidos, em 15 de fevereiro deste ano. Dois dos óbitos foram registrados no Morro da Oficina, área mais afetada no temporal de fevereiro. Mais dois ocorreram na Washington Luiz – nessa região uma pessoa foi resgatada com vida e outras quatro são procuradas. Já a quinta morte foi na rua Pinto Ferreira, em Valparaíso.

Cerca de 95 ocorrências foram registradas em Petrópolis, segundo a Defesa Civil, entre deslizamentos e alagamentos. O local com maior índice de chuva até o início da madrugada havia sido São Sebastião, onde caíram 415 milímetros de precipitação. Outras regiões afetadas foram as de Alto da Serra, Vila Felipe, Quitandinha, Castelânea, Chácara Flora, Centro, Quissamã, Morin, Independência, Mosela, Siméria, Caxambu, Coronel Veiga, Estrada da Saudade, Saldanha Marinho, Vila Militar, Bingen, Carangola, Floresta, Itaipava, Provisória, Quarteirão Brasileiro e Valparaíso.

Ainda segundo a Defesa Civil Municipal, mais de 400 pessoas tiveram que sair de suas casas e se deslocar para pontos de apoio nas localidades de Morin, Quitandinha, Amazonas, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Floresta, Independências e Siméria.

De acordo com a Prefeitura, 149 pessoas estão acolhidas em quatro pontos de apoio nas localidades do Morin, Vila Felipe, Sargento Boening, Alto da Serra, São Sebastião, Amazonas, Independência e Quitandinha.

A Defesa Civil avisou que novos alertas de chuva podem ser emitidos a qualquer momento e pede que a população fique atenta aos avisos, e que, em caso de emergência, ligue para o 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

A cidade de Petrópolis ainda tenta se recuperar das fortes chuvas que atingiram a cidade em fevereiro e deixaram 233 mortos. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas desde então. As cruzes que foram fixadas na Praça da Águia representando cada pessoa encontrada morta na tragédia anterior foram levadas pelo temporal.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

8 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

10 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

11 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

11 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

14 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

15 horas ago