Chamadas
Novos contratos de aluguéis serão reajustados pelo IPCA
A série de altas do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) vem gerando reajustes muito altos nos contratos de aluguéis, obrigando os donos de imóveis e inquilinos a renegociarem valores e imobiliárias e administradoras imobiliárias alterarem o indexador de correção dos novos contratos.
Para isso, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) vem sendo o indicador mais escolhido para a renovação ou assinatura de novos contratos. Mais de 60% dos acordos de locação firmados desde novembro de 2020. A iniciativa tem sido vista com bons olhos tanto para locadores quanto para locatários.
A aceitação de substituição do IGP-M, que era tradicional na assinatura dos contratos de aluguel, pelo IPCA vem sendo grande. Porém, sempre há a possibilidade de proprietário e inquilino optarem por outro indicador. Não é uma regra, mas sim uma questão de conversa e negociação.
As administradoras de imóveis estão tendo um retorno positivo para essa alternativa.companhia só teve retorno positivo de ambas as partes.
Segundo levantamento feito pela administradoras mostra o seguinte cenário entre outubro de 2020 e julho deste ano:
• 30,64% dos contratos de aluguel não foram reajustados;
• 31.67% dos acordos foram corrigidos pelo IPCA;
• 29.91% optaram por um reajuste alternativo entre IPCA e IGPM; e
• 7,95% optaram pelo reajuste integral pelo IGP-M.
A Câmara dos Deputados aprovou no mês de abril, por maioria de votos, o regime de urgência para o Projeto de Lei nº 1026/21, que solicita a troca do IGP-M pelo IPCA nos contratos de aluguel. Por causa da solicitação de urgência, o PL poderá ser votado nas próximas sessões do plenário.
Mas qual o motivo dessa troca?
Essa troca de índices se deve porque o IGP-M acumulou uma alta de 32% nos últimos 12 meses. Com isso, os contratos de aluguel com aniversário nos meses que o indicador registrou alta sofreram esse percentual de reajustes. Paralelamente, no mesmo período, o IPCA acumulou alta de 5,20%.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.