Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Na última terça-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu por estabelecer um novo período de pedidos para a isenção da taxa do ENEM em 2021. Isto foi decidido após uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal)
A medida é destinada a estudantes que foram isentos na versão de 2020, todavia, não compareceram à prova devido ao medo do risco de contaminação da covid-19. Desta maneira, foi garantido o direito de inscrição para mais de 3 milhões de estudantes.
Diante disso, isentos ausentes no ENEM 2020, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 26 de setembro. Isto deve ser feito na página do participante do INEP, informando o CPF, data de nascimento, e outros dados cadastrais.
Em decorrência desta medida, houve a necessidade de alterar a aplicação da prova, de modo que os novos participantes só realizaram o exame nos dias 9 e 16 janeiro, data do ENEM PPL (destinado a pessoas privadas de liberdade).
Para os demais, ou seja, para quem já estava inscrito no exame, inclusive participantes que já adquiriram a isenção da taxa, o exame permanece nas datas já pré-estabelecidas, sendo nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.
Por fim, cabe salientar que por norma, a isenção da taxa de inscrição do exame, que deve ser de R$ 85, é concedida à alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais em instituições privadas.
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…