Categories: CarreiraDestaques

O Contador Outlier: saiba quem é e como se tornar um

Em estatística, o termo “outlier” se refere a um ponto fora da curva. É um valor diferenciado e atípico, que se difere de todos os outros de uma mesma série. Assim ocorre também com um profissional outlier, ou seja, aquele que se destaca em meio aos concorrentes.

Vamos supor que todos os profissionais de contabilidade fossem colocados em uma fila imaginária. O Contador Outlier seria avistado de longe, pois ele tem diferenciais que seus concorrentes não possuem. Ele é o “ponto fora da curva” ao qual estamos nos referindo. E quem é ele, afinal?

O Contador Outlier é aquele que deixou processos burocráticos para trás e considera que registrar em livros cada ocorrência contábil do negócio de modo manual é coisa do passado. Para ele, a tecnologia é um de seus maiores aliados para poupar seu tempo e aumentar sua produtividade. Ao invés de produzir dados, o Contador Outlier analisa-os, sempre visando um impacto mais positivo e certeiro nos negócios de seus clientes.

Veja as atitudes de um Contador Outlier:

  • Automatiza processos

Outlier está sempre projetando o seu futuro profissional e, por isso, tempo é fundamental para que ele trace metas. Ao invés de ficar produzindo dados, ele automatiza este processo com ferramentas especializadas e somente analisa-os, transformando um processo que antes era burocrático para um processo totalmente analítico.

  • Considera que a aquisição de conhecimento nunca cessa

Isso vale para qualquer profissional que deseja se destacar no mundo atual. Para o Contador Outlier, não é suficiente que ele tenha conhecimentos específicos somente em contabilidade. O diferencial é possuir conhecimentos em inteligência fiscal, em análise avançada de dados contábeis e, a partir da análise, partir para uma tomada inteligente de decisões. Além disso, ele investe também em outros idiomas, como o inglês.

  • Pensa fora da caixa

Mesmo após 10 anos depois da implementação do SPED, alguns funcionários se preocupam apenas em conseguir transmitir seus arquivos no PVA, acreditando que o PVA audita o arquivo e que, se o arquivo foi validado e transmitido, a empresa está livre de problemas com a fiscalização. Outros, até têm conhecimento das centenas de erros que enviam sistematicamente através do SPED, mas são adeptos da “lei do menor esforço” e inventam uma infinidade de desculpas para não atuar na correção dessas ocorrências, pensando que “isso é só um alerta e não gera multa”. O Contador Outlier não mede esforços para reduzir de forma significativa estes erros, contando, para isso, com ferramentas especializadas que vão lhe garantir segurança para uma auditoria eficaz.

  • Não se intimida com prazos apertados

O contador é um profissional que trabalha constantemente sob pressão para cumprir prazos curtos. É muito comum ver um escritório de contabilidade ficar com períodos apertados para finalizar uma entrega. Por isso, não dá para perder tempo em processos manuais que podem ser automatizados por soluções digitais. O Contador Outlier conta com a tecnologia para otimizar ao máximo o seu tempo e, assim, até diminuir custos operacionais.

  • Mantém arquivos e documentos de empresas seguros

Os documentos fiscais de empresas são armazenados de forma totalmente segura pelo Contador Outlier através de softwares especializados. Essas ferramentas de armazenamento garantem confidencialidade e integridade destes documentos fiscais e evitam fraudes eletrônicas.

  • Usa softwares especializados em Auditoria Digital

A tecnologia está aí para ser usada, e o Contador Outlier sabe disso. Ele usa as melhores ferramentas do mercado e softwares especializados para estar sempre à frente de seus concorrentes. Além disso, ele escolhe sempre a ferramenta mais focada e voltada para o seu negócio, evitando dispersões com funcionalidades que ele não precisa.

Pense fora da caixa e conte com as ferramentas da e-Auditoria para se tornar um profissional outlier!

Via e-Auditoria

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago