O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) vai avaliar o calendário de pagamento do abono salarial PIS e do Pasep 2023 proposto pelo Governo Federal. A decisão será tomada numa reunião extraordinária que vai acontecer no dia 15 de dezembro, conforme informaram representantes de centrais sindicais.
Leia Também: INSS: Revisão da Vida Toda é utilizada como desculpa para aplicar golpes
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, as datas de pagamento foram apresentadas nesta quinta-feira (8) aos membros do Conselho, que tem representantes de trabalhadores, empregadores e do governo.
O calendário proposto pelo governo prevê que o abono salarial PIS referente ao ano-base 2021 seja pago a partir do dia 15 de fevereiro de 2023, para os nascidos em janeiro, e tem novas liberações até o dia 17 de julho, quando será pago o último lote, para os nascidos em dezembro. O trabalhador poderá receber até 1 salário mínimo de acordo com o tempo trabalhado.
PIS – pago pela Caixa Econômica Federal. Os trabalhadores terão até o dia 28 de dezembro de 2023 para retirar a grana.
Confira as datas de pagamento
Datas de pagamento do PASEP – Os servidores públicos receberão a grana pelo Banco do Brasil. O prazo para sacar o dinheiro termina em 28 de dezembro de 2023.
Leia Também: Saque de R$ 1.000 do FGTS será possível até dia 15
O primeiro e o último lotes de liberação do Pasep também estão previstos para os dias 15 de fevereiro e 17 de julho, respectivamente, conforme o número final de inscrição do beneficiário.
O cálculo do abono considera 1/12 do salário mínimo válido na data do pagamento, multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano correspondente, com arredondamento para cima, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.
Neste caso, se você trabalhou os 12 meses seguidos de 2021, receberá um salário mínimo de abono. Será considerado o valor do salário mínimo vigente em 2023. Frações de 15 dias, ou mais, são consideradas como 30 dias.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…