Chamadas
O inquilino é obrigado a pagar o IPTU?
Quando o inquilino assina um contrato de locação, já sabe os encargos que ficará responsável em pagar as contas de luz, água e gás. Mas, sempre existe aquela dúvida: será o inquilino ou proprietário que irá pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)?
Segundo os advogados, o proprietário é sempre o responsável pelo pagamento do IPTU, isso porque a lei específica que “todo aquele que tiver a posse ou domínio útil de um imóvel será o responsável pelo pagamento”.
Porém, o que o inquilino desconhece é que a lei do inquilinato – Lei n° 8.425/1991, permite que o proprietário inclua no contrato de locação uma cláusula informando ao inquilino que ele será responsável em pagar o IPTU, neste caso, o imposto será inserido no valor do aluguel.
No entanto, os advogados dizem que o inquilino não pode ser responsável pela dívida perante à prefeitura. Para que não haja uma dívida, o conselho dado é que o proprietário coloque os valores do IPTU embutido no valor do aluguel, mas ele mesmo quite o IPTU.
Lembrando que para exigir que o inquilino pague o IPTU, seja através do carnê ou o valor embutido no aluguel, a exigência deve constar no contrato de locação.
Por isso, você deve sempre ler o seu contrato para saber se consta nele, a sua obrigação em pagar o imposto. Mesmo após ler, você ainda tiver dúvidas, pergunte à imobiliária responsável pela transação, para saber se o valor é pago diretamente no montante de aluguel, ou se você vai pagar através de carnê, ou se o proprietário não exigirá isso de você.
O valor do imposto quando for incluído no montante do aluguel, não poderá ser cobrado de uma vez só, deverá ser parcelado em 12 vezes. Em algumas cidades como São Paulo, o imposto é parcelado em 10 vezes.
As cidades costumam dar descontos quando o pagamento do IPTU é realizado à vista. Na maioria das cidades, o pagamento à vista do IPTU deve ser realizado no mês de fevereiro. No Rio de Janeiro, o proprietário tem até 31 de maio para decidir pelo parcelamento do imposto.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional1 dia ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Simples Nacional10 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep