Negócios
O pós-pandemia testará a verdadeira capacidade de adaptação das marcas
Em um cenário em constante mudança e com mais incertezas do que nunca, como o que estamos vivendo, as marcas precisaram agir rapidamente.
A pandemia impactou todos os setores, de várias maneiras. Além dos aspectos econômicos e de saúde, que obviamente foram fortemente afetados, muitos paradigmas de nossa sociedade estão sendo repensados para dar origem a um antes e depois desta era.
As empresas desempenham um papel muito importante neste contexto, não apenas como fornecedores de serviços e produtos, mas como entidades críticas que contribuem no enfrentamento aos novos desafios.
Com isso em mente, os fundamentos com os quais abordamos nossos clientes devem ser analisados a partir de uma perspectiva diferente, muito mais empática.
Estes são alguns dos aspectos que nós, como marcas, devemos levar em consideração para as necessidades do período pós-COVID-19:
• De volta às raízes
Atualmente, os consumidores esperam das marcas mais solidariedade ao passarem por momentos de crises como o atual.
É nessa hora que os valores centrais devem sair do discurso rapidamente e passar para a prática.
Hoje, mais do que nunca, é essencial agir de acordo com nossos valores e investir em comunicação empática para se conectar com os consumidores de forma mais profunda e transparente.
• Redefinindo novos hábitos
Os hábitos de consumo se transformaram completamente porque as prioridades das pessoas mudaram.
Além da saúde e do bem-estar, o medo latente do desemprego e a interrupção da rotina causada pela COVID induziram a ideia de economizar na mente dos consumidores, e isso terá reflexos comportamentais.
• Alinhar é a chave
É cada vez mais claro que, tanto no setor de serviços, quanto entre as indústrias, é necessário trabalhar em conjunto para solucionar as necessidades de nossos clientes.
É necessário fazer imperar o espírito de colaboração. Os consumidores enxergam que um ambiente de apoio e empatia deve se sobrepor à busca pelo lucro.
• Repensar campanhas pré-COVID
Muitos projetos anteriores à pandemia certamente deixaram de fazer sentido. É necessário repensar e se perguntar: o tema que estamos abordando é uma prioridade neste momento? A abordagem que estamos adotando é adequada à esta situação?
• Resiliência
A era pós-pandemia testará a verdadeira resiliência e a capacidade de adaptação das marcas.
Aquelas que planejarem sua comunicação em torno de suas convicções, de seus propósitos, e alinharem estratégias rapidamente, permanecerão e poderão experimentarar crescimento mesmo durante a crise.
Mas vale ressaltar: é preciso trazer uma abordagem honesta, verdadeira e empática. Esperança e positividade são o que as marcas devem irradiar nestes tempos, com base em seus valores e na essência do que elas representam.
Conecte-se com seus clientes e com todos do seu círculo de relacionamento. Mais do que nunca, está na hora de as marcas procurarem transmitir essa mensagem.
Por Tânia Magalhães, diretora de Comunicação do PayPal Latam
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional15 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional1 dia ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep