Contabilidade
O que acontece com quem não envia o Imposto de Renda? A Receita mentiu?
Muitos contadores contestaram a nota de esclarecimento da Receita Federal sobre o que acontece com quem não envia o Imposto de Renda.
Recentemente a Receita Federal publicou uma nota desmentindo algumas fake news sobre as consequências de não enviar o Imposto de Renda (mesmo estando obrigado), porém, detalhes importantes foram deixados fora da publicação.
Alguns contadores contestaram a nota de esclarecimento publicada pela Receita, que afirma que “o máximo que acontece com o CPF na falta de declaração é a anotação de “pendente de regularização”.
Muito profissionais ficaram inconformados pelo órgão não ter destacado quais são as reais consequências por não enviar o Imposto de Renda, como bloqueios e outros transtornos que podem ser evitados
A nota da Receita Federal.
A nota publicada tinha como objetivo desmentir fake news, mas acabou deixando de fora alguns pontos importantes. Confira o trecho principal:
“O máximo que acontece com o CPF na falta de declaração é a anotação de pendente de regularização. Esse status cadastral apenas aponta que a Receita Federal identificou a obrigatoriedade da entrega da declaração, mas ainda não a recebeu”.
A receita destaca também que o contribuinte não pode ser preso e também não é impedido de casar por deixar de enviar a declaração, mas a publicação foi contestada por contadores, que alegam faltam de informação e que existem consequência (na prática) que não foram citadas.
Leia também:
- Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe
- Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais
- Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
- Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária
- Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros
O que acontece com quem não envia o Imposto de Renda?
A nota até cita a multa, mas não detalhes, explicando que a multa por atraso é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, a 20% do valor do imposto devido, no máximo.
A nota da Receita Federal também esquece de mencionar que, caso o contribuinte que deixar de transmitir o Imposto de Renda, for notificado e não cumprir a obrigação, podem haver outras consequências.
Realmente o CPF, não fica com status de bloqueado, porém, na prática, deixar de cumprir a obrigação e ficar “pendente de regularização” pode trazer alguns problemas. Muitos contadores se queixaram de bloqueio de movimentação bancária e impedimentos em diversas outras áreas.
Apesar da nota da Receita não especificar, basta uma pesquisa rápida para se informar sobre as consequência de não transmitir a declaração, a principal delas é a multa. Mesmo que os bloqueios não sejam uma decisão do órgão, é bom evitar transtornos.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Contabilidade1 dia ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Contabilidade12 horas ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Contabilidade3 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!
-
Negócios1 dia ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Fique Sabendo2 dias ago
Pix automático passa a valer. Veja como funciona
-
INSS1 dia ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
Imposto de Renda6 dias ago
Contribuintes na malha fina devem se regularizar com urgência. Fisco emite convocação