Contabilidade
O que acontece com quem não envia o Imposto de Renda? A Receita mentiu?
Muitos contadores contestaram a nota de esclarecimento da Receita Federal sobre o que acontece com quem não envia o Imposto de Renda.
Recentemente a Receita Federal publicou uma nota desmentindo algumas fake news sobre as consequências de não enviar o Imposto de Renda (mesmo estando obrigado), porém, detalhes importantes foram deixados fora da publicação.
Alguns contadores contestaram a nota de esclarecimento publicada pela Receita, que afirma que “o máximo que acontece com o CPF na falta de declaração é a anotação de “pendente de regularização”.
Muito profissionais ficaram inconformados pelo órgão não ter destacado quais são as reais consequências por não enviar o Imposto de Renda, como bloqueios e outros transtornos que podem ser evitados
A nota da Receita Federal.
A nota publicada tinha como objetivo desmentir fake news, mas acabou deixando de fora alguns pontos importantes. Confira o trecho principal:
“O máximo que acontece com o CPF na falta de declaração é a anotação de pendente de regularização. Esse status cadastral apenas aponta que a Receita Federal identificou a obrigatoriedade da entrega da declaração, mas ainda não a recebeu”.
A receita destaca também que o contribuinte não pode ser preso e também não é impedido de casar por deixar de enviar a declaração, mas a publicação foi contestada por contadores, que alegam faltam de informação e que existem consequência (na prática) que não foram citadas.
Leia também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
O que acontece com quem não envia o Imposto de Renda?
A nota até cita a multa, mas não detalhes, explicando que a multa por atraso é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, a 20% do valor do imposto devido, no máximo.
A nota da Receita Federal também esquece de mencionar que, caso o contribuinte que deixar de transmitir o Imposto de Renda, for notificado e não cumprir a obrigação, podem haver outras consequências.
Realmente o CPF, não fica com status de bloqueado, porém, na prática, deixar de cumprir a obrigação e ficar “pendente de regularização” pode trazer alguns problemas. Muitos contadores se queixaram de bloqueio de movimentação bancária e impedimentos em diversas outras áreas.
Apesar da nota da Receita não especificar, basta uma pesquisa rápida para se informar sobre as consequência de não transmitir a declaração, a principal delas é a multa. Mesmo que os bloqueios não sejam uma decisão do órgão, é bom evitar transtornos.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Imposto de Renda2 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT3 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Simples Nacional5 dias agoComissão aprova tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas em falência
-
Reforma Tributária2 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Economia3 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.