O que acontece se eu votar em branco ou nulo nas eleições?

Este é um ano muito importante para o país, afinal, no mês de outubro decidiremos novos representantes para assumir os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Contudo, à medida que as eleições se aproximam, mais boatos acabam surgindo sobre o processo eleitoral, assim como as consequências dos votos nas urnas.

Em um ano extremamente dividido e completamente incerto, é muito importante que os cidadãos entendam a importância do seu voto, principalmente com relação aos votos nulos e em branco.

Nesse sentido, hoje vamos esclarecer algumas dúvidas importantes quanto aos votos em branco e nulos e desmistificar algumas crenças como a possibilidade de anular as eleições a partir do voto nulo. Acompanhe!

Voto em branco

Segundo o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco diz respeito àquele onde o eleitor não manifesta nenhuma preferência por nenhum candidato.

Para votar em branco, o eleitor deve simplesmente pressionar a tecla “branco” na urna e em seguida, pressionar a tecla “confirma”.

Mas afinal, quais as consequências de votar em branco?

O voto em branco, garante a participação nas eleições mesmo que ele não queira indicar um candidato, o voto em branco atesta a regularidade do cidadão nas eleições. O contrário de uma ausência não justificada, que o coloca com pendências junto à Justiça Eleitoral.

Um ponto muito importante, é que existem pessoas que acreditam que os votos em branco vão para os partidos, contudo, isso não acontece.

Conforme informações do TSE, os votos em branco não interferem no resultado de uma eleição, pois apenas os votos válidos permitem identificar os candidatos eleitos.

Voto nulo

Já no caso do voto nulo, o mesmo diz respeito a algo que não existe, pois não são votos válidos em alguém, ou seja, quando uma pessoa opta por votar em uma sequência aleatória, simplesmente para não garantir o voto em nenhum candidato.

Mas afinal, quais as consequências de votar nulo?

Um voto é considerado nulo a partir do momento que o eleitor digita uma sequência de números inexistente, que não pertence a nenhum candidato ou partido, como, por exemplo, votar 00000, seja devido a erro ou por escolha pessoal.

É importante esclarecer que assim como o voto em branco, o nulo não faz nenhuma diferença na disputa eleitoral, a diferença é que os nulos não integram a mesma estatística das pessoas que optaram por votar em branco.

Outro ponto importante que se deve desmistificar é que a maioria dos votos nulos dos eleitores não vão gerar uma nova eleição. Isso porque, uma nova eleição só pode ser convocada quando a Justiça Federal é que anula mais de 50% dos votos, seja por fraude, falsidade, coação, dentre outras situações.

Consequências do voto em branco ou nulo

A consequência do cidadão que opta pelo voto em branco ou nulo é que haverá uma diminuição dos votos válidos e, consequentemente, terá um reflexo na fórmula do Quociente Eleitoral (QE) e Quociente Partidário (QP), mas sem que isso favoreça nenhuma candidatura.

Voto de legenda

No caso do voto de legenda, o mesmo ocorre quando o eleitor se dirige a urna e digita apenas os dois números que identificam o partido, dessa maneira, o eleitor não manifesta sua vontade por um candidato específico, mas por qualquer candidato do partido que esteja votando.

No voto de legenda, que somente acontece nas eleições proporcionais (para vereador e deputado), o cidadão ajuda o partido de preferência a conquistar mais vagas no legislativo, independente de qual candidato daquela legenda que ocupe as vagas.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago