A RAIS é uma obrigação anual das empresas brasileiras, é preciso reunir diversas informações sobre os trabalhadores brasileiros e enviar ao governo, para enviar esta obrigação em 2022 é preciso saber o que deve ser informado nela.
A RAIS 2022, ano base 2021, ainda não teve seu programa liberado, mas é bom ir se preparando, afinal, tudo indica que em breve o programa será liberado, portanto, é hora de se informar.
Acompanhe este artigo até o final e saiba o que deve ser informado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022.
Desde o ano de 2019 as empresas do grupo 2 e 3 do cronograma de implantação do eSocial estão dispensadas de enviar a RAIS, pois, essas empresas já estavam realizando o envio dos eventos periódicos pelo eSocial.
O envio dos eventos periódicos pelo eSocial substituem a RAIS, portanto, as empresas do grupo 1 e 2 não precisam mais enviar a Relação Anual de Informações Sociais.
Entretanto, as empresas do Grupo 3 do cronograma de implantação do eSocial devem estar obrigadas a enviar a RAIS 2022, ano-base 2021, pois, elas só começaram a realizar o envio dos eventos periódicos em julho do ano passado.
O envio da RAIS 2022 ainda não começou, mas cabe aos integrantes do grupo 3 e 4 se prepararem para enviar essa obrigação.
As empresas devem informar na RAIS 2022, todas as informações relacionadas às contribuições sindicais patronais referentes ao ano-calendário 2021, além disso, elas devem informar os dados sobre todos os colaboradores contratados.
Veja as principais informações que devem constar na RAIS:
Todas as empresas devem entregar a RAIS, com ou sem funcionários empregados (exceto o MEI).
Se uma empresa não possuía funcionários em 2021, a RAIS 2022 deverá ser entregue como “Negativa”, indicando que não possui vínculos para declarar.
A RAIS negativa pode ser enviada no portal da RAIS, é só preencher os quatro seguintes campos:
O envio da RAIS 2022 ainda não começou a ser enviada, mas em breve o programa deverá ser liberado, portanto, organize as informações necessárias dos funcionários da sua empresa e fique preparado para enviar esta declaração.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…