O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos investimentos mais populares no Brasil, principalmente por ser uma opção de renda fixa que oferece boa rentabilidade e segurança ao investidor. Neste artigo, vamos explicar o que é o CDB, como funciona esse tipo de investimento.
O Certificado de Depósito Bancário é um título de crédito emitido pelos bancos com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades. Ou seja, é uma forma de o banco pegar dinheiro emprestado para financiar suas atividades.
Leia mais: Quer Investir Em 2023? Veja Dicas Para Cada Perfil De Investidor
O funcionamento do CDB é bem simples: o investidor empresta dinheiro ao banco por um determinado prazo e, em troca, recebe juros pelo valor investido. Ao final do prazo estabelecido, o banco devolve o valor investido acrescido dos juros combinados.
Os prazos dos CDBs podem variar de alguns dias até anos, sendo que quanto maior o prazo, maior tende a ser a rentabilidade do título. Existem CDBs prefixados, onde a taxa de juros é estabelecida no momento da aplicação, e os pós-fixados, onde a remuneração está atrelada a um índice, como o CDI ou a taxa Selic e também os CDBs híbridos que possuem uma taxa fixa mais uma taxa que varia de acordo com algum indicador previamente estabelecido.
Investir em CDB é bem simples e pode ser feito de duas formas: diretamente com o banco ou através de corretoras de valores. A primeira opção pode ser interessante para quem já é cliente do banco, mas nem sempre é a mais vantajosa em termos de rentabilidade. Já as corretoras costumam oferecer uma maior variedade de títulos e taxas mais competitivas.
Para investir em CDB, é necessário ter uma conta em um banco ou corretora, além de realizar uma transferência para a conta onde o dinheiro será aplicado. Cada instituição financeira possui seu próprio processo para a realização da aplicação, mas geralmente é bem simples e pode ser feito de forma online.
Uma das principais vantagens do CDB é a segurança que ele oferece ao investidor, já que é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a devolução do valor investido em até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. Além disso, ele é uma opção de renda fixa que pode oferecer rentabilidade superior a outros investimentos de baixo risco, como a poupança.
O valor mínimo para investir em CDB varia de acordo com cada instituição financeira, mas geralmente é bem acessível, sendo possível encontrar aplicações a partir de R$ 1,00 real.
Leia mais: Investimentos: Quais Os Tipos De CDB?
O CDB é uma opção interessante de investimento para quem busca segurança e rentabilidade em renda fixa. Com diversas opções de prazos e formas de remuneração, é possível encontrar um título que esteja de acordo com as necessidades e objetivos de cada investidor.
Gustavo Dourado é Especialista em Investimentos e colabora na gestão de 2,5 bilhões em recursos previdenciários. Publica semanalmente conteúdos de investimentos de forma descomplicada no Me Ajuda! Finanças
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…