O que esperar do REFIS 2017?

Foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 5 de janeiro, a Medida Provisória nº 766/17, que estabeleceu o Programa de Regularização Tributária (PRT) – popularmente chamado de REFIS 2017 – para a quitação de débitos vencidos até 30/11/2016, sejam esses de natureza tributária ou não e de pessoas jurídicas ou físicas.

A MP será regulamentada até o início de fevereiro pela Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, quando se iniciará o prazo de 120 dias para adesão ao programa.

A valor da entrada para adesão ao parcelamento é, na maioria das opções, de 20% sobre o total do débito e, diferentemente do que ocorreu em diversos programas anteriores, não há previsão para redução de multa e juros, o que poderá coibir a adesão por parte de diversas empresas.

Esse e outros pontos do texto poderão ser alterados pelo Congresso Nacional, mas até o momento, apesar da pressão já existente, não existem indícios de que isso ocorrerá. Tal posição corrobora com o entendimento de diversos especialistas que apontam a abertura de programas de parcelamentos com redução de multas e juros como um forte estímulo a cultura de não pagamento de tributos no Brasil.

Uma das novidades trazidas pelo texto, é a possibilidade da utilização de prejuízos fiscais e da base de cálculo negativa de CSLL para a quitação dos débitos. Vale mencionar que para aderir ao programa, os contribuintes devem estar quites com as obrigações referentes ao FGTS. Via Administradores

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica. Além disso é CEO da FiscalTalks Inteligência Artificial, onde desenvolve vários projetos de IA para diversas areas.

Postagens recentes

Checklist IR 2026: lista de documentos que o contribuinte já deve separar

A fim de evitar erros na declaração do IR, contribuinte já deve iniciar seu planejamento…

43 minutos atrás

3 erros no Simples Nacional que podem comprometer as pequenas empresas em 2026

A conformidade tributária e a prevenção de prejuízos devem ser encaradas como investimentos no seu…

2 horas atrás

Reforma Tributária e NF-e: veja as falhas críticas na emissão de notas fiscais

Como prevenir prejuízos no novo modelo tributário

3 horas atrás

Reforma Tributária: Quais são os Desafios para 7 Gigantes Brasileiras?

A Reforma Tributária, que entra em sua fase prática agora em 2026, é o maior…

4 horas atrás

O amadurecimento do RH passa pela forma como a empresa cuida do básico

Nos últimos anos, o RH passou a ocupar um papel cada vez mais estratégico dentro…

4 horas atrás

Os melhores países para trabalhar como contador em 2026

Enquanto experimentamos uma realidade instável no Brasil, a área de contabilidade continua sendo uma das…

5 horas atrás