O que fazer ao constatar instabilidade no PGDAS e eCac?

PGDAS é a sigla usada para o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o sistema utilizado pelas empresas que são optantes pelo Simples Nacional e que precisam gerar o guia de recolhimento dos impostos.

Esse tipo de programa é importante para os empreendedores, pois, além de trazer o cálculo mensal dos tributos, permite a realização da declaração anual de arrecadação para prestação de contas com a Receita Federal.

É também pelo PGDAS que as empresas devem gerar o guia para pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).  Mensalmente as empresas contribuintes devem fazer o acesso para gerar o guia de pagamento dos impostos. Outra opção é o Portal eCac que é outro meio de comunicação entre as empresas e a Receita Federal.

Mas o que fazer quando ambos apresentam instabilidade e não é possível enviar as obrigações? Veja a seguir.

Instabilidades no PGDAS e eCac: o que fazer?

Quando ambos os caminhos apresentam instabilidade, com certeza afeta a produtividade no trabalho. Esses erros podem acontecer por diversos motivos: atualizações, criação de novas funcionalidades, manutenções, congestionamento por uso de robôs, entre outros. Afinal, que atitude tomar nesses momentos?

A primeira coisa a se fazer é consultar outros profissionais e verificar se estão com o mesmo problema. Se for realmente constatado que é do sistema, é preciso comunicar a Receita Federal através de um chamado. Quanto maior o número de reclamações, mais rápido o órgão tomará providências.

Outro problema pode ser uma falha no navegador. Portanto, tente uma outra opção de navegador e limpe o cache, pois isso facilita e impede que o erro  ocorra novamente.

No caso do seu acesso ser feito através de certificado digital, verifique se não é um problema dele. O contribuinte, quando constata que se trata de um erro do portal, pode, também, buscar fazer o acesso fora do horário comercial.  O número de acesso depois das 18h e antes das 8h da manhã, costuma ser menor. 

Leia também: Veja o que é PGDAS?

Canais de comunicação

Portanto, ao perceber o erro para gerar o DAS e instabilidades no portal, informe o problema no site do Simples Nacional. Os canais disponíveis são:

Ouvidoria do Ministério da Economia: É usado para registrar problemas nos sistemas do Simples Nacional. Portanto problemas de instabilidade, lentidão ou erros é aqui que você deve procurar.

Fale Conosco: Serve para registrar dúvidas sobre a utilização dos aplicativos do Simples Nacional.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago