O que ficou decidido sobre o pagamento do 14° salário do INSS?

O Projeto de Lei (PL) 4.367/20 que trata sobre o pagamento do 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)continua parado na Câmara dos Deputados. Os cerca de 31 milhões de aposentados e pensionistas  esperam ansiosamente pela aprovação do PL desde 2020 quando estava no auge da pandemia da Covid-19.

A proposta do pagamento do 14º salário, de autoria do deputado Pompeo de Mattos, é uma alternativa à crise trazida pela pandemia de Covid-19 após o governo adiantar o 13º salário. A sugestão inicial era de parcelas pagas em 2020 e 2021, o que acabou não ocorrendo.

Assim, como não foi votada a tempo, ao checar na Comissão de Seguridade Social e Família, em 2021, a relatora do tema, deputada Flávia Morais, anexou à proposta original ao projeto de lei 5.641, do deputado Áureo Ribeiro, e solicitou o pagamento do 14º até o ano de 2023.

Proposta do Projeto de Lei

O texto do Projeto de Lei visa liberar o pagamento do 14º salário em até dois salários mínimos. Contudo, a quantia repassada a cada beneficiário varia de acordo com o valor recebido através do benefício do INSS. 

A proposta é que quem recebe um salário mínimo terá direito ao benefício no mesmo valor, ou seja, receberá um 14º equivalente ao piso nacional. Todavia, aqueles que recebem mais de um salário mínimo, será pago um salário mais um adicional que corresponderá à diferença entre o salário e teto previdenciário (R$ 7.087,22 em 2022). Com certeza respeitando o limite de dois salários mínimos (R$ 2.424 em 2022) estipulado no texto.

Como está a situação do Projeto hoje?

Após uma audiência realizada em maio, o deputado Ricardo Silva que é o atual relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), deu seu parecer favorável acerca da votação do 14º salário na Casa.

Todavia, o avanço mais recente estabelece que o projeto passe por discussão em comissão especial. Dessa forma, como uma comissão especial vai tratar sobre o assunto, o texto vai passar por outras novas comissões. Justamente isso pode acabar inviabilizando a aprovação da proposta ainda em 2022. 

Portanto, a medida que institui o 14º salário do INSS pode ficar somente para o ano de 2023. Ou seja, ainda não foi dessa vez que aposentados e pensionistas poderão receber o tão esperado 14° salário.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Pagamentos do Bolsa Família chegam mais cedo em dezembro

Em novembro, mais de 18 milhões de famílias receberam o benefício

3 horas ago

Conselho de Contabilidade (CFC) define as anuidades para 2026

Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas

5 horas ago

Reinvenção e Sobrevivência: O Plano B que Salvou 7 Gigantes Corporativas

Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…

5 horas ago

Reforma Tributária dará adeus à EFD Contribuições em 2027

A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…

5 horas ago

Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…

5 horas ago

RAT: Empresas e Receita Federal se enfrentam por cobrança de adicional de aposentadoria especial

A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…

7 horas ago