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O que o segurado do INSS pode fazer para acelerar a resposta do benefício?
Conforme as informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, a fila de espera para a concessão de benefícios é de aproximadamente 1,8 milhão de solicitações. Esse número se mantém desde julho de 2021. Sendo que cerca de 400 mil requerimentos estão em caráter de urgência, esperando algum documento do contribuinte. O restante dos pedidos ainda precisa passar por uma análise do INSS.
Benefícios que estão na fila de espera do INSS com maior número de pedidos
- Benefício de Prestação Continuada (BPC) para portadores de deficiência;
- Benefício de Prestação Continuada para idosos;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário-maternidade;
- Pensão por morte.
Quais são os motivos dos atrasos do INSS?
Em 2018 o INSS começou a atrasar a análise das solicitações, por causa do aumento de requerimentos de benefícios. Desde de então, a autarquia criou diversos planos para tentar reverter essa situação, mas eles não tiveram êxito. Com a pandemia da Covid -19, a fila aumentou ainda mais, pois por um longo período as agências ficaram fechadas, o que gerou um acúmulo de pedidos.
Além de tudo isso, o INSS também está com uma quantidade reduzida de servidores. Todos esses fatores reunidos causaram esse grande atraso na concessão de benefícios.
Estratégias utilizadas pelo INSS para acelerar os processos de concessão de benefícios
- Reconhecimento facial;
- Recebimento de atestados digitais para a realização de perícias médicas;
- Contratação de servidores inativos. O objetivo é fazer com que eles retornem ao INSS e assim trabalhem na análise de novos pedidos.
Como o solicitante pode acelerar a resposta do seu benefício?
Como foi mencionado no início do artigo, aproximadamente 400 mil pedidos aguardam o envio de alguma documentação do próprio solicitante. Nesse caso, a análise do benefício só terá continuidade quando o segurado apresentar a documentação pendente.
Segundo informações do INSS, cerca de 450 mil solicitações precisam de perícia médica. O restante dos pedidos que aguardam por respostas são de responsabilidade da autarquia.
Confira a seguir algumas estratégias que o segurado pode usar para acelerar a resposta do seu benefício:
- Acompanhar a solicitação pela plataforma Meu INSS;
- Enviar os documentos faltantes, de acordo com o que foi pedido;
- Manter as informações atualizadas;
- Entrar com uma ação judicial pedindo respostas;
- Agendar a perícia médica, ou refazê-la quando preciso.
Prazos estabelecidos para a concessão de benefícios
Veja a seguir:
- Salário-maternidade – 30 dias
- Aposentadoria por invalidez comum e acidentária – 45 dias
- Auxílio-doença comum e por acidente do trabalho – 45 dias
- Pensão por morte – 60 dias
- Auxílio-reclusão – 60 dias
- Auxílio-acidente – 60 dias
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência – 90 dias
- Benefício assistencial ao idoso – 90 dias
- Aposentadorias, salvo por invalidez – 90 dias
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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