Chamadas
O que pode sujar meu nome na Serasa? Entenda
Atualmente, a situação de inadimplência, é realidade de mais de 65 milhões de brasileiros. Em suma, restrições no CPF podem surgir pelos mais diversos fatores, como dificuldades financeiras, gastos inesperados, ou até mesmo a atual crise econômica que assola o país.
Para entender as razões pelas quais o nome de uma pessoa é negativado, primeiramente é preciso esclarecer o que é estar com o nome sujo, bem como as consequências que esta condição pode trazer.
Em resumo, o cidadão que contrai uma dívida e deixa de pagá-la no prazo determinado, terá o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc.), ou seja, a principal razão que leva a situação negativa, é manter débitos abertos em seu nome.
Quais as consequências de estar negativado?
Estar com o nome sujo na praça pode acarretar diferentes empecilhos para a vida do consumidor. Por sua vez, podemos destacar como principal consequência a dificuldade que a pessoa terá em contratar serviços de crédito, a exemplos, de empréstimos, financiamentos e cartões.
Isto ocorre, pois, à medida que o nome/CPF do indivíduo é registrado na lista de inadimplentes, maior será o risco na operação, de modo que os bancos e outras instituições financeiras tendem a não aprovar a solicitação de créditos. É preciso entender que, antes de conceder um empréstimo, por exemplo, a empresa credora costuma analisar o perfil do solicitante, se a reputação no mercado for baixa, a possibilidade de aprovação também será.
Em grande parte, ao afirmar que o cidadão é considerado um mal pagador, quer dizer que ele possui um baixo score no mercado. Esse score é uma pontuação diretamente ligada ao comportamento financeiro do indivíduo, quanto mais baixa estiver a pontuação, mais será indicado que a pessoa não arca devidamente com suas contas e débitos, o que dificulta o acesso a linhas de crédito.
Motivos pelos quais o nome é negativado
Como previamente dito, a principal razão que leva ao famoso nome sujo, é possuir dívidas em aberto no seu nome. A grande questão é que esta situação pode se desdobrar de diferentes maneiras.
Em geral, uma dívida se desdobra a partir de atrasos no pagamento, o que pode ocorrer desde o atraso em parcelas de empréstimos, financiamento ou cartão de crédito, até a atitude de não honrar com contas ditas mensais, como luz, água e aluguel. Por sua vez, a restrição no nome também pode aparecer pelos seguintes motivos:
- Conceder um cheque sem fundo a um terceiro;
- Ser sócio ou titular de uma empresa em situação de falência;
- Registro do protesto de dívida em cartório, mediante ao não pagamento da dívida;
- Cobranças de dívidas por meio de uma ação na justiça;
- Compras realizadas em seu nome por um terceiro, através da aplicação de golpes e fraudes.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional21 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep