A declaração do Imposto de Renda (IR) é um assunto sério, afinal, quem se enquadra nos requisitos da declaração está obrigado a prestar contas com o Fisco brasileiro.
Essa obrigação se trata de um imposto que o governo cobra sobre o ganho dos brasileiros, seja com salário, aluguel, aposentadoria, pensão, prêmios, lucros, etc.
O valor que cada contribuinte paga de Imposto de Renda dependerá exclusivamente do valor que cada cidadão recebeu, dessa forma, quem ganha menos paga menos e quem ganha mais paga mais.
O Imposto de Renda é normalmente descontado todos os meses do salário assim como de outros rendimentos. Contudo, uma vez ao ano, o contribuinte está obrigado a enviar a declaração para o Fisco.
O que leva a obrigatoriedade de enviar a declaração para Receita Federal nada mais é do que identificar se o contribuinte pagou mais ou menos imposto do que deveria.
Logo, é por isso que se deve realizar a declaração anual, para que a Receita Federal possa identificar se houve erros ou não com o pagamento de impostos.
Sendo assim, quem pagou mais imposto do que deveria receberá a restituição do Imposto de Renda, em um calendário definido pela Receita Federal. Já quem declarou menos deverá pagar a diferença restante.
Segundo informações da Receita Federal, o contribuinte deverá declarar todas as movimentações financeiras realizadas em nome do contribuinte e de seus dependentes durante o ano anterior.
Dessa forma, deve constar na sua declaração as movimentações financeiras, da mesma forma que deve constar a sua evolução patrimonial, assim como seus direitos e bens.
Em outras palavras, podemos dizer que na declaração do Imposto de Renda, você deverá fazer uma “xerox” de toda sua vida financeira do ano-base, informando tudo aquilo que entrou e saiu, ou seja, todas as suas despesas, receitas e os seus investimentos.
O contribuinte ao realizar a declaração do Imposto de Renda se declara com algumas fichas para todas as suas possíveis transações do ano anterior, sendo elas:
É importante lembrar que algumas despesas realizadas ao longo do ano também podem ser abatidas de sua declaração, o que consequentemente pode te fazer pagar menos impostos.
Dentre essas despesas que podem ser deduzidas, temos:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…