A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) é uma obrigação acessória enviada mensalmente por algumas pessoas jurídicas ativas e físicas.
O programa DCTFWeb substitui a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). O principal objetivo deste tipo de declaração é relatar à Receita Federal as contribuições previdenciárias existentes da empresa. Além disso, com o DCTFWeb também é possível integrar informações do eSocial e na EFD-Reinf em um só local.
Leia também: Fisco Impede Dedução Do Salário-Família No IRRF Pela DCTFWeb
Esta obrigação vem passando por diversas mudanças. Já está prevista a substituição da DCTF como instrumento de confissão de dívida e de constituição de créditos. O cronograma está assim definido:
Outra informação importante é que a Receita Federal implantou para os períodos de apuração a partir de setembro de 2023 em diante, uma nova crítica que impedirá que o salário-família, o salário-maternidade e as retenções previstas na Lei nº 9.711/1998 sejam deduzidos do IRRF declarado em DCTFWeb.
Desta forma, a partir do período de apuração 09/2023, a nova crítica restringe as deduções às contribuições previdenciárias. A Receita ressalta que tais restrições não se aplicam às declarações referentes aos períodos anteriores a setembro de 2023 (de 05/2023 a 08/2023), ainda que transmitidas posteriormente à implantação da crítica.
Essa foi outra modificação que a Receita estabeleceu. A DCTFWeb Mensal permanece com o prazo até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência do fato gerador. A alteração ocorre se esta data cair em feriados ou final de semana. Antes, precisava haver antecipação. Atualmente, a entrega deve ser postergada para o primeiro dia útil após o dia 15.
Com relação a DCTFWeb Anual, esta deve ser entregue até o dia 20 de dezembro de cada ano, com as informações referentes ao 13º salário.
No entanto, a DCTFWeb Diária deve ser entregue até o 2º dia útil após o fato gerador (evento esportivo).
Para gerar o envio da DCTFWeb, será preciso entrar no Portal e-Cac, no site da Receita Federal. Para acessar, é preciso utilizar um certificado digital.
Leia também: Nova Etapa Da Escrituração Das Retenções Na EFD-Reinf E Da Confissão…
A entrega com atraso da DCTFWeb incide em multa. O valor é de 2% ao mês, sobre o total de contribuições informadas, mesmo que tenham sido pagas, limitado a 20%.
O valor mínimo da multa é de R$ 200 para DCTFWeb sem movimento, e de R$ 500 nos demais casos. Se forem identificados erros ou a declaração não for entregue, o contribuinte recebe uma intimação para corrigir os erros ou enviar a DCTFWeb, respectivamente.
Em casos de pagamento da multa, dentro de 30 dias, o contribuinte terá um desconto de 50% no valor. Se o contribuinte for MEI terá a redução de 90% na multa. Já as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional têm a redução de 50% na multa.
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…