Onde os “fracos” não têm vez: cursos superiores mais difíceis do Brasil

Escolher um curso universitário não é apenas seguir um sonho ou uma vocação. Mas quem pensa que basta gostar de uma área para garantir um diploma, pode se surpreender. Algumas graduações no Brasil são verdadeiras maratonas acadêmicas, exigindo não só inteligência, mas também muita disciplina, resiliência e, claro, disposição para enfrentar madrugadas de estudo. Mas quais são os cursos mais difíceis do país? Vale descobrir.

Os cursos mais difíceis nas universidades brasileiras

Se tem algo que pode medir o grau de dificuldade de um curso, é a taxa de desistência. E nesse quesito, as Engenharias dominam o ranking. De acordo com pesquisas do Instituto Semesp, os cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Civil apresentam as maiores taxas de evasão. Mas por quê? A resposta está na exigência técnica, na carga horária pesada e na complexidade das disciplinas.

  • Engenharia Elétrica: 40% de evasão
  • Engenharia Mecânica: 39% de evasão
  • Engenharia Civil: 38% de evasão

Mas não pense que só as Engenharias são um desafio. Medicina e Direito também figuram entre os cursos mais difíceis do Brasil. Mas, enquanto as Engenharias assustam pelo excesso de cálculos, Medicina impõe um ritmo puxado de estudos teóricos e práticos. Já Direito exige leituras extensas e um domínio detalhado das leis, além do temido exame da OAB.

Surpresas na lista?

Mas e os cursos menos óbvios? Algumas graduações são desafiadoras por exigirem mais do que conhecimento técnico. Arquitetura, por exemplo, exige criatividade e projetos detalhados, enquanto Filosofia demanda um raciocínio crítico intenso. Já em Artes, não basta apenas talento, mas sim um esforço contínuo para aprimorar técnicas e conceitos.

Mas será que um curso difícil significa menos chance de sucesso? Não necessariamente. O segredo está no alinhamento entre vocação e resiliência. Mas se o estudante escolhe uma área apenas pela fama ou pelo retorno financeiro, sem se preparar para os desafios, as chances de frustração aumentam.

Veja mais:

De olho na lista de cursos para escolher bem

Mas antes de bater o martelo sobre qual caminho seguir, é fundamental pesquisar bem e entender o que cada curso exige. Mas acima de tudo, é preciso paixão pela área escolhida. Afinal, dificuldade sempre vai existir, mas quando há afinidade, os obstáculos ficam mais fáceis de superar.

Então, se você está pensando em encarar um desses cursos, saiba que não será fácil. Mas, com dedicação e persistência, é totalmente possível vencer o desafio e conquistar o tão sonhado diploma. Mas será que você está pronto para isso?

Rodrigo Campos

Jornalista, especializado em Semiótica, há mais de 12 anos. Atuou como repórter e editor em diversos veículos de comunicação de grande nome no interior de SP e na internet.

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

2 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

2 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

2 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

2 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

3 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

3 dias ago