Opção ‘saque extraordinário’ ficará disponível no aplicativo FGTS

A Caixa Econômica Federal anunciou a atualização do aplicativo FGTS, com novidades sobre o saque extraordinário. As novidades serão lançadas nesta sexta-feira, dia 08. A estimativa do governo é beneficiar cerca de 42 milhões de pessoas. 

A atualização vai permitir o usuário a aderir ou não ao saque extraordinário, uma nova modalidade criada pelo governo federal para aquecer a economia do país. Segundo a Caixa, o trabalhador que optar por não receber, não terá prejuízos na sua conta do FGTS. Aqueles que receberam o crédito, mas não devem usar também podem se desfazer do valor. Neste caso, a Caixa libera o “arrependimento” até o dia 10 de novembro.

O que é o saque extraordinário?

A oportunidade trata-se de um saque extraordinário, semelhante ao saque emergencial liberado em 2020. Quem possuir um saldo inferior a R$ 1 mil, poderá sacar a quantia total do FGTS. Conforme as estimativas, 42 milhões de trabalhadores terão a oportunidade de sacar os valores. Em resumo, todo e qualquer cidadão que possuir saldo em alguma conta voltada ao FGTS, poderá realizar o saque extraordinário. Ou seja, basta ter algum valor no fundo para poder retirar. 

O calendário do Saque Extraordinário foi divulgado pela Caixa Econômica Federal de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e poderá ser realizado até 15 de dezembro de 2022. 

Não será preciso solicitar o saque. O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador através do aplicativo Caixa Tem. No aplicativo, o usuário também consegue verificar o saldo na conta do FGTS, saques realizados e os valores que devem ser creditados pelo Saque Extraordinário. Aqueles que não dispõem deste aplicativo, a Caixa Econômica Federal vai abrir uma conta em nome do trabalhador automaticamente. 

Mas atenção! A Caixa alerta para a devolução automática dos valores caso a conta do FGTS não seja movimentada até 15 de dezembro.

Confira a seguir as datas que serão liberados os saques:

Trabalhadores nascidos em:Poderão sacar a partir da seguinte data:
janeiro20 de abril
fevereiro30 de abril
março4 de maio
abril11 de maio
maio14 de maio
junho18 de maio
julho21 de maio
agosto25 de maio
setembro28 de maio
outubro1º de junho
novembro8 de junho
dezembro15 de junho
Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

3 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

4 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

6 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

6 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

9 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

10 horas ago