Chamadas
Operação apura fraudes milionárias em cartórios
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro realizou operação nesta terça-feira para cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão contra acusados de fraudes milionárias em cartórios de registros imobiliários, na baixada fluminense. Entre os alvos está o ex-deputado federal Felipe Bornier, cuja empresa teria adquirido um terreno fraudulento no município de Queimados. Durante as diligências, um tabelião do 5º Ofício, suspeito de envolvimento do esquema, foi preso em flagrante por posse de arma de uso restrito.
As investigações tiveram início na primeira fase da Operação Lazaro, desencadeada no dia 28 de fevereiro de 2019, quando também foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra pessoas ligadas a organizações criminosas, apontadas por atuar em cartórios de notas e registros de imóveis de municípios da Baixada.
A descoberta da nova fraude foi possível após a apreensão, no 10º Ofício da região, da escritura pública de um terreno do tamanho de 20 campos de futebol, localizado no Distrito Industrial de Queimados.
O MP constatou que o documento era falso e conseguiu apurar que os denunciados, com a ajuda de um tabelião, se apossaram e venderam esse imóvel. Posteriormente, o grupo repassou a propriedade do terreno para uma empresa de Felipe Bornier e seus familiares.
De acordo com a promotoria, a família Bornier sabia que o negócio era fraudulento e, mesmo assim, em troca da negociação transferiu vários imóveis para os envolvidos no esquema, inclusive o tabelião. A transferência teria sido feita por meio de simulações de compra e venda desses imóveis.
A reportagem não conseguiu contato com o ex-deputado federal e também ex-secretário estadual de esporte e lazer do estado, Felipe Bornier, para posicionamento sobre as acusações.
Com Agência Brasil
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep