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Operação Fake Money: PF e Receita investiga fraudes de R$ 5 bilhões

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta sexta-feira (28), a Operação Fake Money para desarticular uma quadrilha formada por advogados, empresários e contadores que realizavam o comércio de créditos tributários baseados em títulos da dívida pública prescritos ou falsos para empresas compensarem seus débitos perante o Fisco federal.

Estima-se que os prejuízos causados aos cofres públicos superam R$ 5 bilhões. Cerca de 130 policiais federais cumprem 16 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Descalvado, São José do Rio Preto, Mirassolândia, Osasco, Barueri, São Paulo, Uberlândia e Curitiba.

A operação conta com o apoio de 74 auditores fiscais da Receita Federal. As investigações começaram em junho de 2016 e apontaram que a quadrilha oferecia tais créditos tributários para empresas os utilizarem para compensação de débitos junto à Receita Federal.

Os investigados preparavam uma cartilha como informações falsas sobre a validade dos créditos, atribuindo os dados à Secretaria do Tesouro Nacional. Até o momento, 3.000 empresas foram identificadas como vítimas do esquema criminoso.

A polícia agora trabalha para identificar todas as empresas que realizaram compensações com os créditos tributários falsos. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

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Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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