Operações imobiliárias devem ser declaradas até o dia 31, veja como

Toda aquisição, alienação ou transferência de propriedade de imóveis devem ser informadas mensalmente à Receita Federal. Para isso, é utilizada a Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI) que, neste mês, precisa ser entregue até o dia 31. 

Neste documento devem constar todas as operações imobiliárias que foram realizadas durante o mês de junho. Então, veja a seguir quem deve transmitir essa declaração e como entregar esse documento sem erros. 

Como funciona essa declaração?

A DOI é uma  obrigação acessória que deve ser feita para informar à Receita Federal todas as operações imobiliárias. Isso deve acontecer independente do valor do imóvel que tenha sido adquirido, alienado ou vendido por pessoa física ou jurídica. 

Diante disso, essa é uma declaração mensal que precisa ser apresentada até o último dia útil do mês subsequente ao da lavratura, anotação, matrícula, registro e averbação do ato. 

Quem precisa declarar?

Mesmo sendo informadas as operações imobiliárias de pessoas físicas e jurídicas, a DOI deve ser elaborada e transmitida pelos serventuários da Justiça, responsáveis por Cartório de Notas, de Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos nos seguintes casos:

  • contrato celebrado por instrumento particular;
  • contrato celebrado por autoridade particular com força de escritura pública;
  • emitido por autoridade judicial (adjudicação, herança, legado ou meação);
  • decorrente de arrematação em hasta pública;
  • lavrado pelo Cartório de Ofício de Notas, independentemente de ter havido emissão anterior de DOI;

Por sua vez, os contribuintes ficam responsáveis por fazer a declaração das operações imobiliárias através da entrega da declaração do Imposto de Renda que é apresentada anualmente ao Fisco. Com isso, as informações podem ser comparadas para que seja feita a devida fiscalização.

Como emitir a DOI?

Segundo a Receita Federal, uma Declaração sobre Operações Imobiliárias deve ser emitida para cada imóvel alienado ou adquirido. Desta forma, o representante do Cartório de Notas deve acessar  o Programa Gerador de Declaração (PGD) por meio de um certificado digital.

Depois de informar todos os dados de cada tipo de operação imobiliária sob sua responsabilidade, o serventuário deve assinar o documento e enviá-lo pelo o programa ReceitaNet. Feito isso, é possível acompanhar o processamento da declaração para verificar a situação da entrega. 

Após 48 horas da transmissão do arquivo pelo programa Receitanet, o Relatório de Erros da Declaração sobre Operações Imobiliárias estará disponível no site da Receita Federal. Para acessar o referido Relatório, será exigido o número do CNPJ da serventia e o número do Recibo de Entrega da DOI.

O que acontece em caso de omissão ou atraso?

Quando o responsável atrasa a entrega da DOI, o cartório deve pagar multa de 0,1% ao mês-calendário ou fração sobre o valor da operação, limitada a 1%. O valor mínimo é de R$20.

A multa total pode ser reduzida à metade, caso a declaração seja apresentada antes de qualquer procedimento de ofício ou reduzida a 75%, caso a declaração seja apresentada no prazo fixado em intimação.

Por outro lado, quem apresenta a declaração com erros ou omissões nas informações das operações imobiliárias, também deverá arcar com multa de R$ 50,00 por informação inexata, incompleta ou omitida. Além disso, será intimado a apresentar declaração retificadora. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Jornal Contábil

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

11 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

13 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

14 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

15 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

15 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

17 horas ago