Categories: NegóciosNews Yahoo

Oportunidades tributárias: Fomenta a indústria de Óleo e Gás

O recém-criado Repetro-Industrialização associado a outros regimes especiais pode reduzir o custo industrial em até 40%, segundo levantamentos da Becomex

São Paulo, 10 de outubro de 2019 – A nova Instrução Normativa RFB 1901, de 17/07/2019 sobre o regime especial de industrialização de bens destinados às atividades de exploração, de desenvolvimento e de produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, o Repetro-Industrialização, deverá fomentar o setor e atrair novos investimentos e reduzir o custo industrial das empresas.

De acordo com um levantamento da Becomex – empresa de consultoria estratégica e tecnologia especializada nas áreas fiscal, tributária e aduaneira, a gestão integrada de regimes tributários que associa o Repetro-Sped com os demais regimes especiais, como Drawback, Recod-Sped, Reintegra, entre outros aponta que a redução no custos pode alcançar 40% para o setor.

O Repetro-Sped é um regime aduaneiro especial que desonera o investimento de exploração e produção de petróleo e gás natural, até 2040, possibilitando a importação e aquisição no mercado interno de mercadorias com suspensão de tributos e outros incentivos.

A lei 13.586/2017 instituiu dois novos regimes tributários/aduaneiros. O primeiro regime novo, Repetro-Sped derivado do já existente na legislação anterior, passa a permitir a importação definitiva dos bens aplicados nas atividades de exploração e produção com suspensão dos tributos federais existentes.

oil and gas tanker with pipeline stainless in refinery zone factory in Thailand at night over lighting blur blue sky background aerial view

O segundo regime, nomeado Repetro-Industrialização, autoriza a aquisição local e a importação de matérias-primas, materiais de embalagem e produtos intermediários com suspensão dos tributos federais (II, IPI, PIS/COFINS importação) e incidência do ICMS à alíquota de 3%, quando esses bens são utilizados na fabricação de produtos destinados à indústria de petróleo e gás natural nacional.

Além de beneficiar o fabricante intermediário, oferece vantagens também aos que importam mercadorias e industrializam produtos fornecidos diretamente às empresas fabricantes dos produtos destinados às atividades de exploração e produção de petróleo e gás.

“Com o nova Instrução Normativa que regulamenta o Repetro-Industrialização as oportunidades tributárias – antes exploradas apenas abaixo do mar, agora podem ser exploradas também acima do mar, nas plataformas, máquinas e serviços para o setor. O regime diminui a burocracia, melhora nos procedimentos e incentivos para atrair investimentos no setor. As empresas precisam estar atentas às oportunidades e buscar metodologias de gestão tributária integrada que reúna conhecimento com alta tecnologia para fazer o aproveitamento completo dos benefícios concedidos pelos regimes especiais”, destaca o diretor da Becomex, Gustavo Felizardo.

Sobre a Becomex: Empresa de consultoria estratégica e tecnologia avançada especializada nas áreas fiscal, tributária e aduaneira.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

5 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

5 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

6 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

7 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

7 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

7 horas ago