Categories: ChamadasNews Yahoo

Os cinco pilares essenciais do Trade Marketing Digital

Trade Marketing Digital é uma estratégia que tem como objetivo aumentar as vendas de produtos online, melhorando a experiência do consumidor no meio digital e diminuindo a taxa de desistências de compra através da gestão dos canais.

Isso quer dizer que o foco está na experiência do usuário em e-commerces, páginas de venda, marketplaces e aplicativos de compra online.

Tudo isso, por meio de ações para impactar nas decisões de compra e aumentar as chances de sucesso nas vendas.

Investir no trade marketing digital pode ajudar, também, a conquistar mais clientes nos pontos de vendas físicos.

Isso acontece graças ao comportamento do consumidor, que está a cada dia mais híbrido, fazendo uma jornada de compra que passa tanto pelo meio digital quanto pelas lojas físicas.

Atualmente, o consumidor é chamado de omnichannel, ou seja, ele navega por ambientes físicos e digitais, escolhendo a melhor opção, seja por preço, comodidade, qualidade, facilidade de acesso, formas de pagamento ou experiências de outros usuários.

Para garantir o sucesso da estratégia de trade marketing digital, a Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil, lista os cinco pilares essenciais.

Confira:

Foco no consumidor omnichannel

Segundo pesquisa da Salesforce, o consumidor costuma ter de seis a oito pontos de contato com a marca antes de tomar a decisão de compra.

Isso significa que é cada vez mais indispensável que as marcas se comuniquem com seus consumidores de forma personalizada e dinâmica.

O consumidor tornou-se omnichannel, ou, em outras palavras, multicanais.

Isso quer dizer que estão conectados a todo momento, em várias plataformas, buscando sempre a melhor experiência de consumo.

Quanto antes as marcas entenderem que precisam oferecer uma experiência digital tão satisfatória quanto a experiência na loja física, melhor será a percepção do consumidor e maior será a sua chance de vender para ele novamente.

Otimização das vitrines digitais

Designed by @rawpixel.com / freepik

É importante oferecer boas páginas de produtos, acessíveis, otimizadas para a melhor experiência do usuário possível, e que sejam intuitivas, responsivas para a navegação no celular e em outros dispositivos móveis.

Também  devem ser seguras, esclarecedoras e que facilitem a jornada de compra para que o usuário compre, indique e retorne em mais oportunidades. 

Merchandising digital

É extremamente importante que as informações contidas nas páginas dos produtos online sejam relevantes e atualizadas, e que contenham imagens reais e atrativas dos produtos, dados técnicos, textos e imagens que ajudem a vender, informar e melhorar a experiência de quem compra online.

Ações promocionais

Uma parte fundamental de qualquer estratégia digital, além das páginas de produtos e vendas, é a ação de marketing que irá atrair os consumidores para o ponto de venda online.

Além disso, é importante incentivar o consumidor a visitar seus canais de venda, sejam eles físicos ou digitais, oferecendo vantagens e outros atrativos.

Integração do Online e Off-line

Ser omnichannel é muito mais do que executar ações em múltiplos canais, é fazer com que estes canais online e offline estejam conectados e integrados, oferecendo a melhor experiência de compra para o consumidor moderno.

Deixe que o seu cliente escolha o melhor meio para ele e facilite a tomada de decisão.

Um trade marketing bem executado ajuda a marca a se manter relevante para o consumidor e quando este busca por produtos e serviços online é necessário que sua empresa esteja preparada para importá-lo de forma positiva.

Por isso, invista seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho.

Isso fará com que sua empresa alcance a excelência, independente do segmento.

Gabriel Dau

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

20 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

24 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago