Os impostos fazem parte da vida cotidiana, mas ao longo da história, alguns governos criaram tributos que parecem saídos de um livro de ficção. Desde taxas sobre barbas até impostos sobre janelas, as estratégias para arrecadar dinheiro variaram de formas inusitadas e, muitas vezes, controversas.
Confira algumas das cobranças mais estranhas já registradas.
O czar Pedro, o Grande, queria modernizar a Rússia no século XVIII e decidiu que os barbudos representavam o atraso. Assim, impôs um imposto sobre aqueles que insistissem em manter os pelos faciais. Para provar que haviam pago a taxa, os homens tinham que carregar uma ficha especial.
Na Inglaterra, o governo taxou as janelas das casas, sob o argumento de que era uma forma justa de cobrar dos mais ricos, já que possuíam casas maiores e com mais aberturas. Muitas casas foram construídas sem nenhuma janela ou ventilação, o que gerou alguns problemas de saúde na população.
Em uma tentativa de aumentar a arrecadação, o governo britânico determinou que qualquer pessoa que comprasse um chapéu deveria pagar uma taxa extra. Para fiscalizar, os fabricantes eram obrigados a estampar um selo de imposto nos produtos.
Países como Inglaterra e França instituíram uma taxa sobre o sabão, tornando o item um luxo acessível apenas para os mais ricos. A medida teve impactos na higiene e saúde pública, já que desestimulou o uso do produto essencial para a limpeza.
Durante o governo do imperador Augusto, a Roma antiga implementou a Lei Júlia com o objetivo de incentivar os casamentos e o crescimento populacional, especialmente entre as classes mais altas. A medida visava assegurar a perpetuação das famílias aristocráticas, reforçando a estabilidade política e social do império romano.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas
Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…
A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…
O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…
A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…
Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva