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Os principais golpes em aposentados e pensionistas do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem ficar atentos aos golpes. Dinheiro fácil é sinal de alerta. Ligações telefônicas com promessas de revisão de benefício é, em via de regra, fraude. Outro problema frequente são os descontos indevidos no crédito consignado.

Crédito consignado: o aposentado ou pensionista deve ficar atento aos informes de pagamento. Se observar algum desconto indevido é hora de acionar a instituição bancária e pedir ressarcimento. Também é preciso entrar em contato com o INSS e fazer um boletim de ocorrência

Golpistas costumam se passar por representantes do INSS, eles telefonam para os segurados oferecendo algum tipo de benefício ou dizendo que é possível fazer uma revisão do valor da aposentadoria. No geral, pedem os dados pessoais e ainda exigem o pagamento para liberar o valor devido. O INSS não entra em contato com os segurados dessa forma.

Planos de previdência complementar e a existência de precatórios também são iscas usadas pelos golpistas. Muitos se apresentam também como representantes de associações, chegam até a enviar cartas com papel timbrado, mas, no geral, pedem pagamento antecipado.

A Previdência Social alerta que não pede dados dos segurados por telefone ou e-mail. Em hipótese alguma faça depósitos em conta de desconhecidos ou permita que alguém estranho tenha seus dados pessoais — que poderão ser usados de maneira ilícita. Em caso de fraude, registre um boletim de ocorrência. Na dúvida, ligue para o número 135 e agende uma visita a uma Agência da Previdência Social (APS).

Agências e Jornal Contábil

#INSS

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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