Chamadas
Os riscos da trombose com o trabalho em Home-Office
Há pouco mais de um ano grande parte dos trabalhadores viu sua rotina com a jornada de trabalho mudar totalmente devido à pandemia da Covid-19.
De um dia para o outro fomos obrigados a passar todo tempo possível em casa e o lar acabou virando local de trabalho, nosso escritório.
E precisamos nos adaptar rapidamente a essa nova realidade.
Além da disciplina e concentração nem sempre fáceis no chamado home office, o fato de fazermos menos movimentos e passarmos longos períodos sentamos pode refletir, e muito, na saúde do nosso corpo.
“Com a mudança da rotina de trabalho dos brasileiros temos observado, sim, aumento nos riscos do desenvolvimento da trombose. E por que isso acontece? Quando estamos em home office a tendência é permanecer longos períodos sentados, o que não é nada saudável para o sistema circulatório”, explica o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto.
Antes da pandemia, quando todos saíamos de casa para exercer nossas atividades no escritório, na fábrica ou empresa, nos movimentávamos mais. Primeiro com o deslocamento do lar para o trabalho; depois com as atividades e rotinas diárias dentro da empresa, saídas para almoço ou um café e a volta para a casa ao final do expediente.
“Em casa passamos muito tempo parados, sentados. E aí está o problema já que a circulação de retorno sofre para acontecer e, com isso, os riscos de um quadro de trombose são elevados”, alerta o especialista.
Ainda segundo Dr. Gustavo outro ponto importante é que no home office as pessoas acabam ingerindo menos água do que seria o ideal. “Então, esses dois pontos (falta de movimento e menor quantidade de água ingerida) é um prato cheio para o desenvolvimento da trombose”.
E o que fazer?
Para evitar desenvolver esse grave problema circulatório, batam algumas medidas e simples mudanças de hábito enquanto estiver trabalhando em casa.
A primeira coisa, segundo o vascular, é sempre se movimentar durante a jornada de trabalho.
“O ideal é programar o despertador do celular, de preferência a cada duas horas, para levantar, caminhar pelo ambiente, fazer algum tipo de movimento, e só então sentar novamente”.
Outra dica importante do doutor Gustavo, e que serve para o bom funcionamento de todo o organismo, é sobre o consumo de água.
“É essencial que a pessoa aumente a quantidade de água ingerida durante o dia. O recomendável é no mínimo 2,5 litros diariamente”, ressalta o profissional.
Por último também é necessário utilizar um suporte para apoiar os pés enquanto estiver sentado.
“De vez em quando levante os pés do suporte e balance as pernas, alongue, faça exercícios que movimentem os membros inferiores, ajudando assim a circulação de retorno acontecer”.
O médico vascular pontua que a trombose pelo trabalho em home office sem cuidados podem ser acontecer, mas tem maneiras de se prevenir e evitar o quadro.
“Vale lembrar que quem tem risco adicional, quadro de hereditariedade ou já teve trombose, deve procurar o médico para fazer sempre um acompanhamento”.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS3 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS