Chamadas
ÓTIMA NOTÍCIA para todos os brasileiros que pagam conta de luz
Nesta última terça-feira (24), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), determinou que todas as empresas de distribuição de energia do país, deverão oferecer a opção por Pix para pagamento da conta de luz.
Conforme decisão da Aneel, as distribuidoras de energia terão um prazo de 120 dias para se adequarem à nova exigência e, consequentemente, inserir a opção de pagamento nos seus sistemas.
Importante lembrar que o pagamento por Pix mais uma opção para que os consumidores possam pagar as faturas de energia, ou seja, as demais formas de pagamento, como, por código de barras ou débito em conta continuarão funcionando normalmente.
Padronização dos pagamentos
Algumas distribuidoras espalhadas pelo país já haviam adotado a modalidade de pagamento por Pix, contudo, ainda não havia uma padronização da regra.
Dessa forma, pela decisão da Aneel, o pagamento via Pix, poderá ser feito através da aplicação de um QR Code presente na fatura da conta de energia, independente do pedido do consumidor.
“O Pix veio para modernizar o sistema de pagamentos no Brasil, hoje já é o mais usado e o setor elétrico não poderia ficar de fora. Algumas distribuidoras já se anteciparam e fizeram facultativamente. Então, cabe à Aneel regular e exigir que todas ‘oportunizem’ aos consumidores essa ferramenta”, disse Ricardo Tili, relator do processo.
Para a Aneel, a mudança servirá como um mecanismo de melhora com relação à experiência do consumidor no pagamento das contas de energia, evitando ainda problemas recorrentes quanto a demora no reconhecimento dos pagamentos dos meios tradicionais.
Como dito anteriormente, os sistemas tradicionais de pagamento da fatura serão preservados, todavia, a operação via Pix, acabará com a demora no reconhecimento do pagamento, pois, dará baixa em tempo real, e evitará situações como a suspensão do fornecimento de energia.
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
MEI3 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
CLT4 dias agoQuando vai cair o quinto dia útil de dezembro de 2025?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.