Categories: Contabilidade

Pagamento Indevido de PIS e COFINS, o que fazer?

Com certeza já teve clientes que pagaram o PIS e COFINS no Simples Nacional de forma indevida não é mesmo?

Isso não é de admirar, pois cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidos todos os anos, pois calcular PIS e COFINS não é uma tarefa fácil. O que fazer nesses casos?

Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da  é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a restituição de PIS e COFINS pagos indevidamente e entender mais sobre esse assunto!

O artigo da é-Simples contém essas dúvidas interessantes:

O que é um pagamento indevido de PIS e COFINS?

O artigo da é-Simples Auditoria diz:

O pagamento indevido se dá quando existe divergência entre a base de cálculo do tributo com o lucro verdadeiramente alcançado pela empresa. Isto é, quando não há alinhamento entre a situação fática e o recolhimento de PIS e COFINS presumido.

Toda e qualquer empresa apresenta, em seu funcionamento, uma cadeia de eventos que configuram sua atividade, setor, segmento, porte, receita etc. Estes eventos, quando passíveis, implicam na necessidade de recolhimento por tributação.

Neste contexto, incidem tributos específicos sobre as atividades de circulação de mercadorias, prestação de serviços, folha de pagamento, renda, dentre outros aspectos que se caracterizam como fato gerador do imposto.

Com objetivo de simplificação metodológica, o recolhimento do PIS e COFINS toma como base as atividades previstas e presumidas da empresa. Este aspecto pode, em certos casos, implicar numa sobre-tributação.

Isto se dá pelo argumento de antecipação do tributo, como ocorre em âmbito estadual com o ICMS monofásico, pela premissa de ocorrência do fato gerador. Ou seja, quando não há ainda o fato, mas presume-se sua ocorrência futura e consequente necessidade de tributação.

Em certos contextos, esta modalidade de recolhimento possibilita que o PIS e COFINS incidentes, previamente ao fato gerador, impliquem numa tributação indevida. Se tributa a Pessoa Jurídica, mas a justificativa da tributação não se configura de maneira fática.

Com o auxílio de contadores experientes se pode identificar e reverter esse cenário, ocorrendo a restituição de PIS e COFINS pagos indevidamente pela Receita Federal.

Como comprovar que realizei um pagamento indevido?

O artigo da é-Simples Auditoria diz:

Para comprovar a ocorrência de pagamento indevido à Receita Federal o primeiro passo é realizar um levantamento documental, seguido de análise contábil e fiscal detalhada. Isso permite identificar a relação entre atividade da empresa e recolhimento de PIS e COFINS.

Caso se comprove a situação de tributação indevida, deve-se reunir e compilar toda a documentação analisada de modo que a Receita Federal valide as informações ou não. Por isso, o auxílio de um time de contadores experientes é fundamental.

Estes profissionais, além da qualificação acadêmica, possuem expertise de mercado que os fazem capazes de antever cenários e projetar soluções em inteligência contábil e fiscal. Estas estratégias possibilitam maior controle e segurança operacional.

No contexto da restituição de PIS e COFINS pagos indevidamente, os contadores conduzem e acompanham a comprovação do recolhimento a maior. Isto é, desde o processo inicial de análise documental até a etapa de restituição devida.

Como posso recuperar o PIS e COFINS pagos indevidos na prática?

Análise gratuitamente as vendas do seu cliente e veja se ele paga impostos de PIS e COFINS indevidamente! Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!

Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente!

Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos,  produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional.

Gostou do assunto? Para ler o artigo completo, acesse o blog da é-Simples Auditoria ()!

No Blog da é-Simples tem artigo completo com o tema: Restituição de PIS e COFINS pagos indevidamente, como fazer?

Acesse

Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.

Obrigado pela leitura!

 

loureiro

Recent Posts

Comissão aprova tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas em falência

A legislação atual estabelece que a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta…

13 horas ago

Reforma Tributária exige ação imediata das empresas para revisar preços e margens

IOB Emissor agora oferece Calculadora de Preços! Nova funcionalidade ajuda empresas a recalcularem margens e…

14 horas ago

13° salário: data-limite para pagamento da 1ª parcela é dia 28

Benefício pode ser pago em duas etapas e todo trabalhador de carteira assinada tem direito

14 horas ago

IPVA 2026: Idosos têm mesmo direito à isenção? Resposta vai surpreender

A idade sozinha não garante o benefício; o fator decisivo é a condição de saúde…

14 horas ago

Reforma Tributária cria Cadastro Imobiliário Brasileiro e traz novas regras para o mercado de imóveis

Com a proximidade da Reforma Tributária, que passa a vigorar com mudanças estruturais nos próximos…

14 horas ago

Tendências da economia para 2026: ambiente desafiador exigirá preparo e disciplina das pequenas e médias empresas, avalia professor da FECAP

O ano de 2026 deve consolidar um novo capítulo para a economia brasileira, marcado por…

15 horas ago