Imagem por @freepik / freepik
A herança é um assunto bem delicado, pois pode gerar muitas discussões e conflitos entre os herdeiros, principalmente na hora da divisão de bens do falecido.
Existem algumas situações onde um dos herdeiros acaba ficando com uma parte maior que os outros, porém é muito comum surgir se isso é possível do caso dos filhos do falecido.
No artigo de hoje explicaremos se é possível que um pai doe maior parte de sua herança para um de seus filhos, confira.
Conforme a lei é possível que uma pessoa possa doar 50% dos seus bens disponíveis para quem quiser, independente de ser seu filho ou não, e não é necessário nem mesmo justificar isso, segundo o Código Civil, em seu artigo 544.
Entretanto, é preciso atenção, pois quando acontece o falecimento do doador da herança o filho ou herdeiro que recebeu os bens ainda em vida necessita informar no inventário o recebimento do bem sob pena de sonegação.
Aquele que deseja doar a maior parte da herança para um de seus filhos em detrimento de outro necessita deixar isso por escrito, pois caso contrário não terá valor perante a justiça.
Com base nas informações é possível sim, que o pai deixe maior parte da herança para um de seus filhos, ou para um terceiro caso esse seja o seu desejo.
Contudo, será preciso que essa informação seja deixada por escrito e bem detalhada, se isso não ocorrer, os bens são divididos em partes iguais para os filhos herdeiros.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…