IOF / Imagem: Freepik
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou no último domingo (8) as novas medidas alternativas para compensar a arrecadação que seria gerada pelo aumento do IOF.
O novo pacote inclui mudanças em impostos no setor de apostas esportivas e investimentos isentos de rendimentos de títulos de renda fixa. Além disso, também haverá modificações no decreto do IOF e uma PEC para revisão de benefícios tributários. Lembrando que as propostas ainda precisam de aprovação no Congresso Nacional.
Leia também: Alterações no IOF e as implicações técnicas que podem impactar mercado de crédito
Confira as mudanças abaixo:
As chamadas “bets”, que já estavam na mira do governo, terão aumento de 12% para 18% na cobrança desse setor. A medida tenta suprir uma parte com o recuo do IOF.
O governo propõe aplicar uma alíquota de 5% de Imposto de Renda sobre os rendimentos de Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), que hoje são isentas.
Outra medida do pacote fiscal é a alteração nas alíquotas da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). A ideia é aproximar a carga tributária das fintechs daquela aplicada aos bancos tradicionais.
Atualmente, pagam alíquotas de 9%, 15% ou 20%, conforme o porte. Com a mudança, a alíquota de 9% deve ser extinta, permanecendo apenas as faixas mais altas: 15% e 20%.
O governo também deve apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para revisar cerca de 10% das isenções fiscais hoje existentes.
Leia mais em Economia
Saiba como o empregado é protegido e quais são as verbas rescisórias neste caso
Entenda como as alterações abrirão caminho para mais exigências e ampliarão o valor das penalidades…
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido