A Febraban — Federação Brasileira de Bancos anunciou alterações para otimizar o sistema de boletos no Brasil. A partir do próximo dia 15 de março, todas as transações por esse método serão compensadas bem mais rápido.
Atualmente, os pagamentos de boletos demoram até três dias úteis para serem processados. O objetivo da mudança é que o método seja compensado ainda no mesmo dia, como uma alternativa para acirrar a disputa com o Pix, modalidade cada vez mais usada pelos brasileiro.
Leia também: Censo Previdenciário: quem está com o pagamento suspenso pode regularizar a situação
A mudança estava prevista para 19 de janeiro, mas foi adiada para 15 de março. A Febraban destacou que o adiamento foi necessário porque é um “projeto de grande complexidade, que promoverá uma grande mudança no produto cobrança”.
Especialistas apontam que a novidade será uma grande vantagem para diversos setores da economia, como o e-commerce. Nesse cenário, o boleto perdeu espaço em comparação ao Pix, já que o pagamento do boleto demora mais para ser efetivado.
Leia também: Projeto altera regra para pagamento dos prêmios de loteria pela internet
Desde o lançamento do Pix, em 2020, o boleto perdeu forças. Apesar da preferência dos clientes pelo Pix, mas o boleto ainda é uma alternativa importante para as empresas, e pode voltar a cair na preferência de parte dos consumidores brasileiros.
O depósito extra é destinado a uma parcela específica de segurados. Confira!
A gestão de estoque é essencial para o sucesso de negócios com produtos físicos, evitando…
O pedido é feito de forma totalmente digital, pelo site da Receita Federal
Mais da metade dos negócios foi iniciado após inclusão na base de dado
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição