Parcelas de financiamentos habitacionais podem ser reduzidos em até 75%, entenda

Para a regularização das dívidas relacionadas a contratos habitacionais, a Caixa Econômica Federal informou que está oferecendo condições especiais.

Através desta iniciativa, a intenção é proporcionar às famílias a possibilidade de se reorganizar suas finanças e voltar a pagar normalmente a prestação mensal. 

Essas negociações são voltadas aos contratos habitacionais nas modalidades FGTS ou SBPE. Assim, poderá ser feita a redução de até 75% no valor das parcelas de financiamento habitacional, por prazo limitado.

Para entender melhor e ver as condições para aproveitar essa negociação, continue conosco.  

Negociação

Dentre as facilidades que a Caixa pretende oferecer está o pagamento parcial ou a pausa nas prestações de três a seis meses, além de facilidades para quem é beneficiário do auxílio emergencial ou aqueles que estejam recebendo o seguro-desemprego.

Os valores não pagos durante a vigência da negociação por pausa ou pagamento parcial, de acordo com o percentual escolhido, serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente.

Vale ressaltar que o contrato não está isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. Desta forma, a taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração.

Diante disso, o pagamento parcial das prestações está disponível nas seguintes condições:

  • Os clientes poderão, por até 6 meses, reduzir o valor da sua prestação em até 25%;
  • Aqueles que optarem por reduzir entre 25% e 74,99% da prestação poderão fazê-lo por até 3 meses, devendo, para isso, apresentar autodeclaração de perda de renda;
  • Os clientes que necessitem de redução acima de 75% do valor da prestação;

Por sua vez, quem aderir à pausa no pagamento das prestações poderá fazer pelo prazo de até 6 meses. Esse benefício é voltado àqueles que recebem o auxílio emergencial ou aos clientes que estejam recebendo seguro desemprego. 

Como solicitar?

Para ter acesso a esses benefícios, a Caixa orienta que os clientes façam a solicitação sem sair de casa. Assim, está disponível o aplicativo Habitação Caixa ou pelo pelo telefone 0800 104 0104.

Para isso, tenha em mãos o número do seu contrato e dados pessoais, como CPF ou CNPJ. Para aproveitar essas opções, os clientes devem apresentar autodeclaração de perda de renda.

No caso da redução de 75% do valor da prestação, também é preciso apresentar comprovação documental da perda de renda para avaliação pela Caixa

Feirão Digital

Os brasileiros interessados em adquirir a tão sonhada casa própria também podem participar do 1º Feirão Digital Caixa, que acontece entre 25 de junho a 4 de julho.

Durante o evento, serão ofertados cerca de 180 mil imóveis em todo o país, além de contar ainda com a participação de mais de 600 construtoras. Também estarão disponíveis mais de 6 mil imóveis da Caixa com condições especiais de financiamento.

Segundo a organização, no Feirão o cliente poderá fazer a escolha do imóvel na plataforma do evento. Também será possível realizar a simulação do financiamento e ser atendido por correspondentes do banco de forma online, através do chat. 

Por Samara Arruda

Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade de uma empresa: por onde começar?

Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva

45 minutos ago

Receita adia exigência do preenchimento de IBS/CBS para janeiro de 2026

O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…

2 horas ago

BC lança função que bloqueia abertura de contas sem autorização; veja como ativar

Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…

2 horas ago

Golpes usam nome e CPF do contribuinte para simular cobranças da Receita

Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…

2 horas ago

Receita disponibiliza nova versão do Sistema de Procurações Eletrônicas

Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência

3 horas ago

CNH mais barata e rápida: Entenda as novas regras do Contran

Nesta segunda-feira (1) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que muda…

3 horas ago