Vitória, capital do Estado de Espírito Santo, tem cerca de 322.869 mil habitantes (Censo 2022), sendo o quarto município mais populoso do estado. Sua economia gira em torno da indústria, comércio, turismo e setor de serviços.
Vitória abriga os portos de Tubarão e Vitória, sendo esse último um dos mais movimentados do Brasil. Este fato é um dos mais importantes no movimento da economia do estado.
Para empreender em Vitória é necessário ter conhecimento sobre as burocracias da cidade e saber sobre a área na qual você vai empreender. Ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras do negócio também é essencial.
Se você é morador ou vai morar nesta cidade e quer abrir sua empresa na capital capixaba, confira o passo a passo a seguir.
Leia também: Estrangeiros Podem Abrir Empresa No Brasil? Quais As Regras?
Abaixo explicaremos o passo a passo que você deverá seguir.
O primeiro passo para abrir uma empresa, é identificar o segmento de atividade em que deseja atuar. Dessa forma, veja entre os três tipos de atividades empresariais existentes:
Agora é preciso definir o tipo de empresa. Isso é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas.
Dessa forma, o empreendedor pode optar entre Empresário Individual (EI). Sociedade Limitada (LTDA); Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), Sociedade Anônima (SA). Consulte um profissional contábil para tirar suas dúvidas e optar pela empresa de acordo com seu perfil.
Agora é hora de saber qual o porte da sua empresa. As opções a escolher ocorrem a partir do seu faturamento. São elas:
Por fim, empresas com o faturamento superior a 4,8 milhões de reais são categorizadas como empresas de médio ou grande porte.
Para abrir uma empresa, é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns deles possuem prazos determinados para serem entregues, pois possuem data de validade.
Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abertura de empresas em Vitória, Espírito Santo. Dentre os documentos para abrir uma empresa estão:
Já no que diz respeito aos documentos empresariais, é necessário apresentar:
O contrato social é um documento muito importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele devem estar descritos a participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.
O registro da empresa realizado na Junta Comercial é considerado a certidão de nascimento de um negócio e deverá ser realizado antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você registrá-la na Junta Comercial.
Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ.
No site, você deve fazer o download do Documento Básico de Entrada e, em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviá-lo à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.
Leia também: Saiba Qual O Custo Para Abrir Empresa No Brasil
Um alvará de funcionamento é o documento que indica se a empresa pode, ou não, exercer as suas funções no local em que você deseja instalá-la.
Assim, o alvará de funcionamento para abrir uma empresa em Vitória pode ser solicitado gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municial ou Órgão Governamental Municipal.
Para cada tipo de atividade há um certo tipo de alvará. Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.
Por fim, para abrir uma empresa em Vitória, também é necessário realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, a fim de obter o alvará de funcionamento. Assim, essa análise serve para determinar se a empresa poderá, ou não, utilizar determinado imóvel para o tipo de comércio a se instalar.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…