Paulistas poderão pagar IPVA 2022 em até cinco vezes

Os paulistas terão um pouco mais de “conforto” na hora de pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em 2022. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei 868/2021, que amplia de três para até cinco vezes o parcelamento do imposto.

Além disso, o projeto isenta deficientes e pessoas com transtorno do espectro autista, de grau moderado, grave ou gravíssimo, do pagamento do imposto. Antes, a legislação só concedia a isenção do IPVA para aquelas com grau severo ou profundo.

Para ficar isento, a condição terá que ser comprovada por avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Para o governo estadual, a ampliação do parcelamento do IPVA 2022 é necessária, pois, no último ano, os carros usados se supervalorizaram, encarecendo o imposto. Em relação a taxa, a alíquota continua a mesma: 4% para veículos de passeio; 2% para motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos; 2% para caminhonetes de cabine simples com capacidade para até três passageiros; 2% para ônibus e micro-ônibus; e 1,5% para caminhões.

O projeto aprovado também reduz a alíquota do IPVA de 4% para 1% para veículos destinados à locação, que pertençam a locadoras de automóveis, desde que tenham sido registrados no Estado de São Paulo.

 O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito ou Pix. Realmente este PL vai ajudar um pouco no orçamento das famílias paulistas, uma vez que todo início de ano é carregado de despesas como IPTU, material escolar, matrícula nas escolas, uniformes, faturas do cartão de crédito com as compras de Natal, entre outros.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago