Chamadas
Pedi demissão do meu emprego. Posso sacar meu FGTS?
Comumente os cidadão ficam confusos em relação a possibilidades de saque do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
No artigo de hoje vamos te explicar se é possível realizar o saque do seu FGTS ao pedir demissão do seu emprego.
Pedi demissão do meu emprego, posso sacar meu FGTS?
A resposta para essa pergunta depende, embora o FGTS tenha como objetivo a proteção dos empregados brasileiros que se encontram realizando suas atividades sob o regime CLT sem justa causa, existem casos específicos onde o empregado pode sim ter direito de saque do seu fundo.
Normalmente a maneira mais comum de realizar o saque FGTS é após ocorrer uma demissão sem justa causa, entretanto existem outras situações que são possuidoras de condições que podemos chamar de especiais, onde o trabalhador ou seus dependentes, podem sim realizar o saque do fundo.
Existem situações onde o trabalhador que realizou o pedido de sua demissão, pode sim realizar saque do FGTS, entretanto isso vai ocorrer apenas em duas situações que vou mencionar abaixo:
- Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990.
- Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos, cujo afastamento do trabalhador tenha ocorrido até 13/07/1990.
Como devo proceder?
Como vimos nas situações acima, o empregado não pode realizar o saque do seu FGTS em seguida ao seu pedido demissão, entretanto caso o trabalhador não realize atividades laborais sob o regime da CLT por 3 anos consecutivos, é possível sim realizar o saque do saldo total do fundo.
Caso tenha sido identificado que você está nessa situação, é possível que o titular da conta efetue o saque de suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ressaltando que essa possibilidade existe a partir do mês de seu aniversário.
Para tal, é preciso que o trabalhador ou representante legal, realize a solicitação do saque, para isso é necessário se dirigir a uma agência do INSS munido dos devidos documentos, em relação ao saque ele deverá ser liberado normalmente em até 5 dias úteis.
Documentos necessários para sacar seu FGTS
Como mencionei é necessário que você esteja munido de seus documentos para solicitar o saque do seu FGTS, confira quais são eles abaixo.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Documento que comprove a condição de diretor não empregado e/ou comprovante de permanência, por um período de três anos ininterruptos, fora do regime do FGTS
- Documento de identificação com foto do titular da conta
- Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS