Começou a temporada de entrega das declarações do Imposto de Renda no último dia 15 de março. O prazo termina em 31 de maio. Todavia, muitas dúvidas ainda pairam nos contribuintes com relação a quem precisa declarar. Afinal, todos os pensionistas do INSS são isentos?
Veja bem, no caso de quem recebe os pagamentos pelo INSS, há vantagens na faixa de isenção e deve haver cuidado redobrado ao incluir as informações no programa da Receita Federal.
Para entender quem precisa ou não declarar o imposto, deve entender as regras. Veja a seguir:
Leia a seguir: DCTFWeb em andamento: evite multas para sua empresa!
Vão precisar declarar o Imposto de Renda em 2023 aqueles que:
O envio da declaração deve ocorrer por todos os beneficiários do INSS que receberam valores de aposentadoria e pensão superiores a R$ 28.559,70 em 2022, ou por quem se enquadra em outros casos em que a prestação de contas com o Leão é obrigatória.
Entre os benefícios previdenciários que estão isentos de declarar o IR encontram-se o Auxílio-Acidente, Auxílio-Doença e Auxílio-Reclusão e o Salário-Família.
Dessa forma, o segurado que recebe um destes benefícios deve declarar na seção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
Leia também: NFS-e Nacional: Conheça todos os benefícios para as empresas que…
Por outro lado, os benefícios previdenciários que precisam ser tributados são: Aposentadoria por Idade, por Tempo de Contribuição, Especial e por Invalidez, o Salário Maternidade e a Pensão por Morte. Por isso, devem ser declarados na ficha de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.
Vale lembrar que a pensão por morte só deve constar na declaração caso em todo o ano de 2022 ela tenha somado mais que R$ 28.559,70. Quem recebeu de pensão, aposentadoria e salário valor inferior a esse na soma anual, não é obrigado a declarar Imposto de Renda.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…