MEI
Pequenos exportadores já podem pedir devolução de tributos pelo “Acredita Exportação”
O pedido é feito de forma totalmente digital, pelo site da Receita Federal
Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs) exportadoras já podem solicitar a devolução de tributos pagos na cadeia produtiva por meio do Programa Acredita Exportação, iniciativa do governo federal que entrou em vigor nesta terça-feira (21).
O programa permite que os empreendedores peçam a compensação ou o ressarcimento de até 3% sobre o valor exportado, simplificando a devolução de impostos pagos ao longo da produção de bens e serviços. A medida busca aumentar a competitividade dos pequenos negócios no comércio internacional, antecipando benefícios previstos na reforma tributária.
O Acredita Exportação, sancionado em julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e o Ministério da Fazenda, com o suporte da Receita Federal. O benefício é válido para exportações de bens e serviços.
Como funciona a solicitação
O pedido de ressarcimento ou compensação é feito de forma totalmente digital, através do sistema PER/DCOMP, disponível no portal da Receita Federal. O processo envolve:
- Acesso ao sistema PER/DCOMP.
- Preenchimento de um Pedido de Ressarcimento no Programa Gerador de Declaração (PGD).
- Informação das notas fiscais e da Declaração Única de Exportação (DUE) referentes às exportações do trimestre.
- Escolha da forma de recebimento: crédito em conta ou compensação de tributos federais (como PIS, Cofins, IRPJ e CSLL).
O primeiro período de referência para o cálculo do crédito de 3% engloba as exportações realizadas entre 1º de agosto e 30 de setembro de 2025. Após o fechamento de cada trimestre, as empresas devem calcular o valor e enviar o pedido.
O Mdic e a Receita Federal divulgaram um guia completo e realizaram uma live de orientação no YouTube para auxiliar os empreendedores no processo.
Leia também:
- Quando Contadores e Advogados Descobrem que a IA Não É “Só Apertar Botão”: Por Que a Pressa Pode Sabotar o Aprendizado
- Reforma Tributária: Especialista alerta para “erro fatal” em estruturas societárias e logísticas
- Produtividade contábil: como medir, melhorar e automatizar processos no seu escritório
- Contabilidade atrasada pode doer no seu bolso. Veja como evitar
- Bolsa Família inicia os pagamentos de novembro. Confira!
Crescimento no Comércio Exterior
O programa reforça o papel crescente dos pequenos negócios nas vendas externas do país. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC), 11,5 mil MPEs exportaram em 2024, totalizando 40% das empresas exportadoras do Brasil e movimentando US$ 2,6 bilhões em vendas internacionais. Esse número representa um avanço significativo em relação a 2014, quando eram 5,3 mil exportadoras de pequeno porte.
Além do Acredita Exportação, outras iniciativas federais de apoio aos pequenos negócios incluem o Brasil Mais Produtivo, o Programa de Financiamento à Exportação (Proex), o Seguro de Crédito à Exportação (SCE/FGE) e o Desenrola Pequenos Negócios.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional.
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
-
Fique Sabendo5 dias agoRG antigo vale até quando? Veja prazo e benefícios da nova Identidade
-
Reforma Tributária5 dias agoComo definir CST e cClassTrib: passo a passo prático para a Reforma Tributária
-
Contabilidade5 dias agoEsquema de Venda de Sentenças no STJ Revela Corrupção Milionária e envolve contador, Doleiros e Empresários
-
Economia5 dias agoBoletim Focus: veja as projeções para inflação, PIB e juros
-
Contabilidade3 dias agoReceita Federal torna DTE obrigatório a partir de 2026
-
Fique Sabendo4 dias agoBC anuncia ferramenta para bloquear criação de chaves Pix em nome de clientes
-
Reforma Tributária2 dias agoReforma da Renda 2025: O Dilema Estratégico da Distribuição de Lucros
-
Contabilidade2 dias ago46% das empresas ainda não compreendem a funcionalidade da declaração EFD-Reinf, aponta pesquisa da NTT DATA

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.