Categories: DestaqueINSS

Perícia do INSS: quais são os critérios de avaliação?

A perícia do INSS é o momento de muita aflição para a maioria dos segurados que necessitam do benefício, mesmo que eles possuam uma incapacidade permanente ou temporária, a incerteza pode incomodar.

Existem algumas etapas até um benefício ser concedido, os segurados precisam cumprir todas elas, da solicitação até a perícia, para conseguirem a um benefício. Ter um direito negado é o medo de milhões de pessoas.

Confira os próximos tópicos e entenda melhor quais são os critérios de avaliação da perícia médica do INSS.

Qual objetivo da perícia médica do INSS?

Segundo o INSS, o objetivo da perícia é verificar se o segurado tem direito ao benefício temporário ou permanente. O perito médico federal analisará toda documentação apresentada e a condição do paciente.

No atendimento em um dos postos do INSS, o médico avaliará os documentos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho. Ser avaliado por um perito médico federal, esta é uma oportunidade do segurado apresentar todos os documentos que comprovem seu estado de saúde.

Atualmente não são todos os segurados que precisam realizar perícia médica presencial, a maioria dos novos solicitantes vão apenas enviar a documentação solicitada pelo aplicativo ou em um dos postos de atendimento.

Quais são os critérios de avaliação?

O perito está ali para ter certeza que você tem direito ao benefício, com base na legislação vigente, ele irá te avaliar. Portanto, você precisa deixar claro quais são os seus sintomas e apresentar todas as provas que você tem acesso.

Os médicos do INSS avaliarão se o trabalhador tem direito a auxílio-doença, segundo os requisitos previstos na legislação vigente, considerando os fatores econômicos, sociais e laborais

O perito verificará a sua saúde física, lesões antigas, queixas psicológicas ou transtornos que influenciem na saúde do segurado. O médico precisa da data de diagnóstico, medicamentos utilizados, tratamentos anteriores, exames realizados e resultados obtidos recentemente.

Como não ser negado?

Leve toda a documentação que comprove seu estado de saúde, atestados, receitas, tudo! Além disso, se queixe para o perito de qualquer sintoma que esteja afetando a sua saúde, não fique calado, ele precisa saber.

Quaisquer doenças ou dores que você já teve e quaisquer sintomas que você esteja sentindo, o médico precisa saber para te avaliar. Além disso, o perito pode pedir que você faça alguns exercícios simples para ele te avaliar melhor.

Não fique calado e apresente toda a documentação necessária, essas são as maneiras de evitar que a sua solicitação seja negada.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Comissão aprova tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas em falência

A legislação atual estabelece que a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta…

8 horas ago

Reforma Tributária exige ação imediata das empresas para revisar preços e margens

IOB Emissor agora oferece Calculadora de Preços! Nova funcionalidade ajuda empresas a recalcularem margens e…

8 horas ago

13° salário: data-limite para pagamento da 1ª parcela é dia 28

Benefício pode ser pago em duas etapas e todo trabalhador de carteira assinada tem direito

8 horas ago

IPVA 2026: Idosos têm mesmo direito à isenção? Resposta vai surpreender

A idade sozinha não garante o benefício; o fator decisivo é a condição de saúde…

8 horas ago

Reforma Tributária cria Cadastro Imobiliário Brasileiro e traz novas regras para o mercado de imóveis

Com a proximidade da Reforma Tributária, que passa a vigorar com mudanças estruturais nos próximos…

9 horas ago

Tendências da economia para 2026: ambiente desafiador exigirá preparo e disciplina das pequenas e médias empresas, avalia professor da FECAP

O ano de 2026 deve consolidar um novo capítulo para a economia brasileira, marcado por…

10 horas ago