Chamadas
‘Período de graça’ do INSS: quem tem direito e como funciona
‘Período de graça’ permite que segurados que não estejam contribuindo com o INSS ou realizando atividades remuneradas continuem ligados ao sistema previdenciário. A atual crise financeira está impedindo que muitos segurados mantenham suas contribuições em dia com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mantendo a qualidade de segurado é possível ter acesso aos benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, o que vai depender como foram realizados os recolhimentos.
Quando você para, por algum motivo, de realizar suas contribuições com o INSS pode ter acesso ao chamado ‘período de graça’.
A contribuição pode ser feita pelos trabalhadores com carteira assinada que terão desconto em folha ou quem trabalha sem registro, neste caso é possível contribuir de forma facultativa.
O segurado pode ficar sem contribuir para a Previdência Social apenas por 12 meses, sem perder o direito aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecido como ‘período de graça’. A categoria facultativa só poderá ficar sem contribuir por seis meses.
O trabalhador que precisar tirar uma licença para prestar o serviço militar obrigatório, poderá ficar sem contribuir por três meses.
Os trabalhadores registrados que efetuaram mais de 120 contribuições terão o direito de prorrogar por mais 12 meses sem perder a cobertura.
Carência
Para o trabalhador recuperar a qualidade de segurado, precisará que volte a contribuir, cumprindo um período de carência (número mínimo de contribuições mensais necessárias) para voltar a ter direito aos benefícios do INSS.
No entanto, o período de carência vai variar conforme o benefício.
Salário maternidade: 10 meses
Auxílio-doença: 12 meses
Auxílio-reclusão: 24 meses
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep