De acordo com pesquisa da Robert Half, 90% dos diretores de RH do Brasil já contrataram colaboradores que não atenderam suas expectativas, enquanto na média mundial essa foi a resposta de 75% dos gestores. A pesquisa, realizada em novembro de 2014, considerou a opinião de 1675 executivos de 12 países, sendo 100 brasileiros.
O estudo aponta ainda os três principais impactos de uma seleção equivocada no País: perda de produtividade (de acordo com 51% dos entrevistados); perda de moral (28%); e prejuízo financeiro (17%).
Além disso, 43% dos executivos brasileiros questionados creditam até 5% do turnover da empresa a um erro de contratação e outros 30% acreditam que, em decorrência dessa má escolha, a taxa de rotatividade fica entre 6% e 10%.
Diante desse cenário, a Robert Half sugere que o colaborador, seja ele um líder ou não, encare os 90 dias de experiência como um período dividido em três grandes etapas a serem vencidas. A dica pode ser considerada tanto por recém-contratados, quanto por antigos funcionários que passam pelo processo de promoção.
Dicas para ter sucesso nos 90 dias de experiência
1. Primeiro mês – O primeiro mês é ideal para que o colaborador conheça a estrutura da nova empresa, seus reports, pares e sua equipe, além de entender o histórico das principais ações sob sua responsabilidade, os objetivos gerais para o ano e os específicos para o departamento no qual atua. Enturmar-se com os novos colegas também é importante.
2. Segundo mês – Comece a trabalhar em projetos de curto prazo. É importante ter pequenas vitórias logo no início e, para isso, a dica é fazer o que for mais fácil primeiro. Nessa fase, aconselha-se que o colaborador tenha cuidado para não se comprometer em excesso, pois quem não consegue entregar o que promete, acumula pontos negativos.
3. Terceiro mês – Este é o momento de se consolidar e trilhar o próprio caminho. Sem descuidar do relacionamento interpessoal, o colaborador deve deixar claro seu estilo de trabalho. É hora de fincar bandeira na posição que ocupa, confirmando ao empregador que a contratação foi mais que acertada.
Sobre a Robert Half
A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas e cargos de alta gestão.
Ao todo são 400 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. A Robert Half foi eleita “A Empresa Mais Admirada do Mundo”, na categoria prestadora de serviço, de acordo com pesquisa 2015 da Revista Fortune. Há 16 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…